Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suspeitas na Relação de Lisboa. Marcelo fala depois da reunião do Conselho Superior de Magistratura

02 mar, 2020 - 17:00 • Redação

"Achei que, por respeito para com o órgão supremo na gestão das carreiras do juízes, devia esperar que ele tomasse uma decisão", explica o Presidente da República.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esclareceu, esta segunda-feira, que está a aguardar pela reunião de terça-feira do Conselho Superior de Magistratura (CSM) para se pronunciar sobre as suspeitas que assolam o Tribunal da Relação de Lisboa.

"Amanhã, logo a seguir à intervenção do Conselho Superior de Magistratura, eu direi o que penso sobre a situação. Estou a acompanhá-la mas achei que, por respeito para com o órgão supremo na gestão das carreiras do juízes, devia esperar que ele tomasse uma decisão. E logo a seguir à decisão, intervirei", disse o presidente da República, antes, ainda, de o presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Orlando Nascimento, ter renunciado ao cargo.

O plenário do CSM reúne na terça-feira, tendo na agenda o caso das suspeitas que recaem sobre o Tribunal da Relação de Lisboa: uma auditoria feita pelo próprio Conselho conclui que o agora presidente demissionário poderá ter interferido na distribuição dos processos, que a lei exige ser eletrónica.

As mesmas suspeitas já recaíam sobre o seu antecessor, Vaz das Neves, no âmbito do processo que corre contra os juízes da Relação Rui Rangel e Fátima Galante, entretanto suspensos de funções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+