Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

NATO abandona objetivo de adesão simultânea da Suécia e Finlândia

20 mar, 2023 - 15:56 • Lusa

O ‘elefante na sala’ continua a ser a recusa por parte da Turquia em ratificar a adesão da Suécia.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO afirmou esta segunda-feira que é importante que Suécia e Finlândia sejam Estados-membros “assim que possível”, mas não é objetivo “que se juntem ao mesmo tempo”, alterando o discurso sobre esta questão.

Em declarações no quartel-general da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Bruxelas (Bélgica), depois de uma reunião com os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Jens Stoltenberg felicitou a decisão da Turquia de “avançar com a ratificação” da adesão finlandesa, e da Hungria que “vai fazer a ratificação finlandesa na próxima semana”.

“Vai ser um prazer receber-vos da próxima vez como membros”, acrescentou o secretário-geral da aliança militar.

O ‘elefante na sala’ continua a ser a recusa por parte de Ancara em ratificar a adesão de Estocolmo, enquanto não houver garantias de que a Suécia vai cumprir as exigências da Turquia, nomeadamente, a extradição de 120 resistentes curdos, que o Governo de Erdogan classificou como “terroristas”.

Sobre esta matéria, Stoltenberg sublinhou que os Estados-membros da NATO “convidaram a Suécia e a Finlândia ao mesmo tempo”, no ano passado.

“Queremos que [a Finlândia e a Suécia] se tornem membros assim que possível, mas não é condição que se juntem ao mesmo tempo”, completou.

Até agora, o secretário-geral da NATO tinha apelado à ratificação dos acordos de adesão em simultâneo, mas face às imposições levantadas por Ancara, Jens Stoltenberg deixou cair esta reivindicação e concentrou-se em avançar com o processo de adesão da Finlândia.

Contudo, o responsável recordou que os dois países já beneficiam de proteção especial dos países da NATO desde que se tornaram candidatos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+