Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia promete tomar "melhor decisão" sobre adesão da Suécia à NATO

07 jul, 2023 - 15:57 • Lusa

Ancara e Budapeste ainda não ratificaram entrada da Suécia na Aliança Atlântica. Vilnius acolhe cimeira da NATO na próxima terça-feira.

A+ / A-

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou esta sexta-feira que o seu país tomará "a melhor decisão" em relação à adesão da Suécia à Aliança Atlântica, numa declaração dias antes da cimeira da NATO em Vílnius.

"Vamos discutir isso com os nossos aliados durante a cimeira que terá lugar na terça-feira em Vílnius e vamos tomar a melhor decisão, seja ela qual for", prometeu o chefe de Estado turco, quando se preparava para receber o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Istambul.

O Presidente turco -- que tem objetado à entrada da Suécia na NATO, desde maio de 2022, criticando a posição de Estocolmo perante milícias curdas -- disse hoje que é favorável a uma "política de portas abertas", mas voltou a criticar a proximidade da Suécia a organizações que considera serem terroristas.

A Turquia e a Hungria ainda não ratificaram a entrada da Suécia na Aliança Atlântica, apesar de o Parlamento sueco ter introduzido reformas legislativas na luta contra o terrorismo.

O Presidente turco e o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, devem reunir em Vílnius, na segunda-feira, para tentar desbloquear este impasse, numa iniciativa do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+