A+ / A-

Cimeira do G20

Biden e Xi Jinping reunidos para pôr relações EUA-China “no trilho certo”

14 nov, 2022 - 12:07 • Teresa Paula Costa com agências

Presidentes norte-americano e chinês estão reunidos esta segunda-feira para repor relações bilaterais, na véspera do encontro do G20 em Bali, na Indonésia.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Joe Biden, e o Presidente chinês, Xi Jinping, encontraram-se na manhã desta segunda-feira pela primeira vez desde que Biden tomou posse há praticamente dois anos.

“Amenizar” as diferenças entre as superpotências que competem pela influência global é o principal objetivo do encontro, que decorre antes da cimeira do G20, que na Indonésia vai reunir os líderes dos 20 países mais desenvolvidos e das principais potências emergentes.

Segundo a Associated Press, o Presidente americano disse, no arranque do encontro, que “como líderes das nossas duas nações, partilhamos responsabilidades para mostrar que a China e os Estados Unidos conseguem gerir as suas diferenças, evitar que a competição se torne um conflito e encontrar formas de trabalharmos juntos em assuntos urgentes globais que requerem a nossa cooperação mútua”.


Por sua vez, o Presidente chinês afirmou desejar que seja possível “traçar o percurso correto para o relacionamento China-EUA” e que está preparado para uma “profunda e sincera troca de perspetivas” com Biden.

Ontem, o Presidente americano já tinha dito aos jornalistas no Cambodja que “apenas temos de descortinar onde ficam os limites e o que é mais importante para cada um de nós nos próximos dois anos”.

Reunião para "encarreirar" relações bilateriais, diz China

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Mao Ning, disse que a China espera que a reunião de hoje coloque as relações bilaterais de "volta ao trilho certo".

“Estamos determinados em alcançar o respeito mútuo, a coexistência pacífica e uma cooperação com benefícios mútuos. Ao mesmo tempo, salvaguardaremos firmemente a nossa soberania, segurança e interesses de desenvolvimento”, disse Mao Ning, numa referência velada à questão de Taiwan.

“Esperamos que os Estados Unidos trabalhem em conjunto com a China para administrar adequadamente as nossas diferenças, evitar mal-entendidos e julgamentos equivocados e colocar as relações de volta no caminho certo, visando um desenvolvimento saudável e estável”, acrescentou o porta-voz chinês.

Esta é a segunda deslocação ao exterior de Xi Jinping desde janeiro de 2020, no início da pandemia da Covid-19, após ter visitado o Cazaquistão e o Uzebequistão, em setembro passado.

O encontro entre Xi e Biden acontece num contexto de tensões entre os dois países, originadas pelas divergências relativamente à Rússia e à guerra na Ucrânia, à questão da soberania de Taiwan e às restrições impostas por Washington à exportação para o gigante asiático de equipamento para produção de semicondutores.

Apesar de terem realizado duas reuniões por videoconferência no ano passado, esta é a primeira vez que Biden e Xi se reúnem de forma presencial enquanto chefes de Estado dos seus respetivos países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+