A+ / A-

Biden e Xi Jinping com encontro marcado à margem do G20

10 nov, 2022 - 16:48 • Ricardo Vieira

Será o primeiro encontro cara a cara entre Joe Biden e Xi Jinping, desde que o Presidente norte-americano tomou posse.

A+ / A-

Os presidentes dos Estados Unidos e da China, Joe Biden e Xi Jinping, vão reunir-se à margem da Cimeira do G20, na próxima semana, anunciou esta quinta-feira a Casa Branca.

Apesar de já terem falado por videoconferência, este será o primeiro encontro cara a cara entre Joe Biden e Xi Jinping, desde que o Presidente norte-americano tomou posse, a 20 de janeiro de 2021.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse em comunicado que os dois líderes se reunirão na segunda-feira, dia 14.

Em cima da mesão estarão "esforços para manter e aprofundar as linhas de comunicação entre os Estados Unidos e a China, gerenciar com responsabilidade a concorrência e trabalhar juntos onde nossos interesses se alinham, especialmente nos desafios transnacionais que afetam a comunidade internacional”, indica a Casa Branca.

O encontro pessoal entre Joe Biden e Xi Jinping acontece numa altura de maior stress nas relações entre os dois países, devido à situação de Taiwan, à guerra na Ucrânia e questões relacionadas com direitos humanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+