A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Ucrânia restringe uso de eletricidade. Haverá "apagões" caso medida não seja respeitada

20 out, 2022 - 10:35 • Joana Azevedo Viana

Medida, inédita desde que a Rússia invadiu o país no final de fevereiro, vai vigorar até às 23h desta quinta e poderá repetir-se caso os russos continuem a atacar infraestruturas elétricas.

A+ / A-

As autoridades da Ucrânia anunciaram restrições ao uso de eletricidade esta quinta-feira a nível nacional, na sequência de uma série de ataques russos com mísseis e drones kamikaze contra centrais elétricas de norte a sul do país.

É a primeira vez que este tipo de restrições é aplicado desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no final de fevereiro.

Em comunicado, o operador da rede elétrica ucraniana, Ukrenergo, disse que serão aplicadas restrições ao uso de eletricidade entre as 7h e as 23h de hoje, alertando para potenciais "apagões" caso as pessoas não respeitem esta medida -- uma que poderá vir a repetir-se face à contínua campanha militar russa no país.

"Com a chegada do tempo frio, não excluímos a hipótese de vos pedirmos ajuda com ainda maior frequência", indicou a empresa, falando diretamente aos ucranianos.

O autarca de Kiev, Vitali Klitschko, pediu entretanto aos que residem na capital que não usem grandes eletrodomésticos.

"A mais mínima poupança e redução no consumo de eletricidade em cada residência vai ajudar a estabilizar as operações no sistema nacional energético", sublinha o presidente da Câmara de Kiev.

Esta semana, o Presidente ucraniano adiantou que a sucessão de ataques russos iniciada a 10 de outubro já destruiu pelo menos 30% das centrais elétricas da Ucrânia, conduzindo a "apagões massivos" um pouco por todo o país.

"Infraestruturas críticas estão danificadas", adiantou ontem à noite Vokodymyr Zelensky num vídeo endereçado aos ucranianos. "Três centrais energéticas foram destruídas pelo inimigo hoje", adiantou.

Segundo Zelensky, as autoridades ucranianas estão a preparar-se "para todos os cenários possíveis de olhos postos no inverno". Em Lviv, por exemplo, a recuperação da central elétrica atingida vai levar meses a estar concluída, adiantaram as autoridades locais.

"Assumimos que o terrorismo russo será dirigido contra as infraestruturas energéticas até conseguirmos abater 100% dos mísseis e drones do inimigo com a ajuda dos nossos parceiros", sublinhou Zelensky na última noite.

Esta tarde, o Presidente ucraniano irá participar, por vídeoconferência, na cimeira da União Europeia (UE) em que os 27 Estados-membros vão debater opções para reforçar o apoio à Ucrânia, incluindo como podem ajudar a restaurar a capacidade energética do país no imediato e a reconstruir a nação no longo prazo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+