Tempo
|
A+ / A-

Zelensky acusa Rússia de destruir quase um terço das centrais elétricas

18 out, 2022 - 14:37 • Lusa

Ataques russos provocam "apagões em todo o país" numa altura em que já se aproxima o inverno.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje a Rússia de ter destruído quase um terço das centrais elétricas da Ucrânia em pouco mais de uma semana, o que está a provocar grande falhas de corrente no país.

"Desde 10 de outubro, 30% das centrais elétricas ucranianas foram destruídas, provocando apagões em todo o país" numa altura em que já se aproxima o inverno, disse Zelensky na rede social Twitter, reiterando que se recusa a negociar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

A capital ucraniana, Kiev, e outras regiões da Ucrânia estavam esta manhã sem eletricidade e seu água, após ataques de 'drones' e mísseis russos sobre infraestruturas essenciais, pelo segundo dia consecutivo, anunciaram as autoridades locais.

A operadora DTEK afirmou que os habitantes da margem ocidental de Kiev estavam sem eletricidade e sem água e garantiu que "os engenheiros estão a fazer todos os esforços necessários para restabelecer o fornecimento".

O presidente da Câmara da capital ucraniana, Vitali Klitshcko, afirmou hoje que foi encontrado mais um cadáver soterrado em consequência dos ataques à cidade de segunda-feira, elevando para cinco o número de vítimas mortais em Kiev.

Zhytomyr, 140 quilómetros a oeste de Kiev, ficou hoje sem luz e sem água após os impactos de dois mísseis numa central elétrica, afirmou o presidente da câmara daquela cidade, onde funcionam várias bases militares.

Mísseis russos também provocaram grandes estragos na infraestrutura elétrica da cidade de Dnipro, no sul do país.

A Ucrânia acusou Moscovo de usar aparelhos voadores não tripulados - 'drones' - de fabrico iraniano nos ataques às infraestruturas elétricas e de abastecimento de água, mas o Kremlin afirmou hoje desconhecer o uso de tais armas.

"Não temos essa informação. Foi usada tecnologia russa, com nomes russos", afirmou aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, remetendo para o Ministério da Defesa russo.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,6 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.306 civis mortos e 9.602 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Atirador
    18 out, 2022 Nágas 17:58
    Deixem-se de acusações e ponham mas é em serviço, os sistemas Anti-aéreos modernos que a Alemanha e os EUA vos forneceram. E se esses drones não têm assim tanto alcance, detetem de onde foram disparados, reconheçam a zona e bombardeiem-na. É preciso ensinar-vos o "ofício" ou quê?
  • Atirador
    18 out, 2022 Nágas 17:58
    Deixem-se de acusações e ponham mas é em serviço, os sistemas Anti-aéreos modernos que a Alemanha e os EUA vos forneceram. E se esses drones não têm assim tanto alcance, detetem de onde foram disparados, reconheçam a zona e bombardeiem-na. É preciso ensinar-vos o "ofício" ou quê?

Destaques V+