Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Com o inverno a chegar, Rússia renova ataques a centrais de energia em Kiev e outras cidades

18 out, 2022 - 09:28 • Joana Azevedo Viana

Ataques desta manhã têm lugar um dia depois de russos terem usado "drones kamikaze", que se julga terem sido produzidos e fornecidos pelo Irão, contra Kiev.

A+ / A-

As forças russas voltaram esta terça-feira a atacar Kiev e outras cidades da Ucrânia, atingindo centrais elétricas e depósitos de água, com recurso a mísseis e possivelmente a drones explosivos.

Segundo o porta-voz do Presidente ucraniano, Kyrylo Tymoshenko, na capital ucraniana foram sentidas pelo menos três explosões esta manhã. Em Dnipro, no centro do país, duas infraestruturas ficaram seriamente danificadas. Em Zhytomyr, a oeste de Kiev, os ataques levaram a cortes no fornecimento de energia e de água.

Os ataques desta manhã têm lugar um dia depois de a Rússia ter lançado uma série de ataques contra Kiev com recurso a drones "kamikaze", que se julga terem sido produzidos e fornecidos pelo Irão. Esses ataques provocaram pelo menos oito mortos em Kiev e em Sumy, no norte, para além de terem danificado várias infraestruturas fulcrais, deixando centenas de vilas e aldeias do país sem luz.

No rescaldo dos bombardeamentos, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou os russos de continuarem "a fazer aquilo que melhor fazem: aterrorizar e matar civis".

De acordo com o chefe de Estado numa publicação no Twitter, nos últimos oito dias 30% das infraestruturas energéticas foram destruídas pelos russos, causando falhas massivas de luz um pouco por todo o país.

Não é claro se os mesmos drones "kamikaze" foram usados nos ataques desta manhã. Segundo Tymoshenko, um míssil terra-ar S-300 foi lançado contra um edifício de habitação na cidade de Mykolaiv durante a madrugada, provocando um morto. O mercado de flores da cidade também ficou destruído nesse ataque.

Ao longo da manhã, as forças russas lançaram ainda ataques contra Kharkiv e Zaporíjia, sem registo imediato de mortos nem feridos.

Face ao uso de drones iranianos, EUA, Reino Unido e França já acusaram o Irão de violar a resolução do Conselho de Segurança da ONU ligada ao acordo nuclear alcançado com o P5+1, que proíbe a exportação de determinadas tecnologias militares. A UE disse, por sua vez, que está a recolher provas e que está "pronta a agir".

Prisioneiras de guerra libertadas

Em paralelo, na segunda-feira a Rússia e a Ucrânia concretizaram uma das maiores trocas de prisioneiros já registada desde o início da guerra, no final de fevereiro.

De acordo com as autoridades dos dois lados, a Rússia entregou 108 mulheres ucranianas feitas prisioneiras de guerra em troca de 110 russos capturados pela Ucrânia desde o início da invasão russa.

Das mulheres ontem libertadas, 37 estariam nas mãos dos russos desde maio, altura em que se renderam às forças russas durante o cerco à fábrica de ferro de Azovstal.

Já a maioria dos russos libertados são marinheiros de navios mercantes capturados pela Ucrânia, para além de elementos de unidades militarizadas separatistas pró-Rússia do Donbass.

[atualizado às 11h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abatam-nos
    18 out, 2022 Mundinho 09:32
    Também não se percebe, como a Ucrânia sempre tão rápida a implementar contra-medidas que acabam por ser eficazes contra as iniciativas russas, está a tardar tanto em arranjar antídotos contra uns drones medíocres que até uma rajada de metralhadora pode abater. Ou não nos estão a dizer tudo, ou a Ucrânia tem uma carta na manga que não quer revelar por enquanto.

Destaques V+