Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

Central nuclear de Zaporíjia esteve desligada da rede

25 ago, 2022 - 19:35 • Ricardo Vieira, com agências

Problema terá sido causado por incêndios que danificaram linhas elétricas na zona de Zaporíjia.

A+ / A-

A central nuclear de Zaporíjia, controlada pelas tropas russas, foi esta quinta-feira desligada da rede ucraniana, avançam fontes oficiais.

Após ser desligada por duas vezes, a energia terá sido restaurada na maior central nuclear da Europa.

De acordo com a Agência Nuclear da Ucrânia, o problema terá sido causado por incêndios que danificaram linhas elétricas na zona de Zaporíjia.

Imagens de satélite desta quarta-feira mostram um grande incêndio a lavrar nas imediações da central nuclear, que tem estado no centro das preocupações internacionais devido aos combates entre forças ucranianas e russas na região.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, disse esta quinta-feira que a inspeção a Zaporíjia poderá ocorrer "nos próximos dias", enquanto a Rússia prometeu colaborar.

Em entrevista ao canal France 24, depois de um encontro em Paris esta manhã com o presidente francês Emmanuel Macron, Grossi disse que "há um acordo de princípio" com a Ucrânia e a Rússia sobre a visita à central nuclear de Zaporíjia , no sul da Ucrânia e sob controlo russo, e que estão a ser discutidos os detalhes da inspeção técnica.

Numa visita à Ucrânia realizada na semana passada, o secretário-geral das Nações Unidas apelou à criação de uma zona desmilitarizada em Zaporíjia para evitar uma catástrofe nuclear.

Perante a possibilidade de a Rússia cortar o fornecimento à Ucrânia, António Guterres também declarou que a eletricidade produzida na central nuclear de Zaporíjia é ucraniana.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+