Tempo
|
A+ / A-

Príncipe William: “Vou ter saudades do avô, mas sei que ele iria querer que continuássemos a trabalhar”

12 abr, 2021 - 16:51 • Filipe d'Avillez

William e Harry prestam homenagem ao avô com mensagens sentidas em que destacam o seu sentido de humor e de dever.

A+ / A-

Os príncipes William e Harry, filhos do Príncipe Carlos e netos do Príncipe Filipe, duque de Edimburgo, que morreu na sexta-feira passada, aos 99 anos, publicaram esta segunda-feira mensagens de homenagem.

O herdeiro da coroa, William, descreveu o seu avô como um “homem extraordinário”, afirmando que vai ter saudades, “mas sei que ele quereria que nós continuássemos a trabalhar”.

“O século de vida do meu avô define-se através do serviço – ao seu país e ao Commonwealth, à sua mulher e rainha, e à nossa família”, continua William.

“Tive a sorte não só de ter o seu exemplo para me orientar, mas também a sua presença duradoura ao longo de boa parte da minha vida adulta – tanto nos tempos bons como nos dias mais difíceis. Estarei sempre grato pelo facto de a minha mulher ter tido tantos anos para o conhecer e pela simpatia que ele lhe demonstrou.”

Um conhecimento que se estendeu aos seus filhos, bisnetos de Filipe. “Nunca darei por adquirido as memórias especiais que os meus filhos sempre terão do seu bisavô a vir buscá-los na sua carruagem e poderem ver por si o seu sentido de aventura contagiante e o seu sentido de humor malandro”, diz.

O príncipe William termina dizendo que ele e a sua mulher continuarão “a fazer aquilo que ele queria, apoiando a rainha ao longo dos próximos anos”.

Também o príncipe Harry, irmão mais novo de William, prestou homenagem ao seu avô, dizendo que será lembrado pelo seu estatuto na família real. “Mas, para mim, como para muitos de vocês que perderam um ente querido ou um avô durante o tempo doloroso do último ano, era o meu avozinho, mestre da grelha, lenda da paleta e maroto mesmo até ao fim”.

Segundo a BBC, Harry descreve o Príncipe Filipe como “um rochedo” para a rainha, cuja devoção não tinha igual.

“Podia continuar, mas sei que neste ponto ele diria a todos, de cerveja na mão, ‘despacha lá isso’”, conclui Harry, numa mensagem que termina com o lema dos fuzileiros, em que serviram tanto o jovem príncipe como o seu avô.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+