Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manuel Pizarro: "Não é prioritário alterar o IVA nos medicamentos"

25 mar, 2023 - 10:00 • Pedro Mesquita com Redação

Ministro da Saúde reage na Renascença a críticas da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRE).

A+ / A-

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, diz que não é prioritário, neste momento, reduzir o IVA nos medicamentos, porque não existiu inflacção no preço farmacos e, além disso, já existe uma comparticipação do Estado.

"Evidentemente que essas e outras medidas têm que estar permanentemente sob a nossa reflexão. mas não me parece que seja prioritário alterar o IVA nos medicamentos", diz o ministro à Renascença, reagindo a uma crítica lançada pela Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRE).

"Não houve inflação no preço dos medicamentos porque tomamos um conjunto de medidas que garantem que não há agravamento do preço", sublinha Pizarro, acrescentando que "não se pode esquecer de que se trata de um domínio em que o Estado já protege as famílias, com uma enorme comparticipação no custo dos medicamentos que são vendidos nas farmácias".

A pressidente da APRE, Maria do Rosário Gama, disse à Renascença, na reação às medidas de apoio anunciadas na sexta-feira, que o Governo está a deixar este segmento da população para trás.

A dirigente lamentou que na apresentação de um lote de várias medidas "não sejam referidas as pessoas reformadas" nem se decida "a redução de IVA de medicamentos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+