Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo convicto que 2022 vai ser um ano forte para o turismo nacional

16 mar, 2022 - 18:41 • Ana Carrilho com Redação

Pedro Siza Vieira indica que "as reservas para Portugal estão fortes e as companhias aéreas estão a reforçar a oferta para Portugal e a ter procura".

A+ / A-

O Governo tem "convicção" de que 2022 será um ano forte para o turismo nacional e que estará mais próximo de 2019 - o melhor ano para o turismo, em Portugal, e o último ano antes da pandemia.

"Estamos a assistir a uma recuperação do turismo", afirma o ministro da Economia, esta quarta-feira, aos jornalistas.

Pedro Siza Vieira indica que "as reservas para Portugal estão fortes e as companhias aéreas estão a reforçar a oferta para Portugal e a ter procura".

Referindo-se ao hipotético aumento dos preços na hotelaria por causa da subida dos preços do petróleo e energia, o ministro da Economia diz que essa é uma tendência que já vinha dos últimos anos. O que significa que os turistas estão dispostos a pagar mais para vir para Portugal e faz com que a receita turística cresça em valor.

Dois dos mercados muito importantes, exatamente pela receita turística que geram, são o Canadá e os Estados Unidos.

Para alguns agentes do setor, o não reconhecimento dos certificados de vacinação contra a Covid-19 e de recuperação pelas autoridades de saúde portuguesas é um obstáculo a que, pelo menos para já, escolham Portugal como destino.

Mas Siza Vieira desvaloriza e diz que em breve esse problema deixará de existir.

"Hoje em dia, as restrições são muito remotas. Para já tem de fazer o teste, mas iremos rever esta situação. Depende das autoridades de saúde", diz.

Questionado sobre a eventualidade do governo aprovar apoios para o setor do turismo ou para a indústria e agricultura, o ministro da Economia garantiu que os apoios serão atribuídos aos setores mais afetados.

"O setor foi muito afetado pela pandemia. O setor industrial e o setor agrícola tiveram dois anos excelentes. Temos de dirigir os apoios aos setores mais necessitados", explica.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+