Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Francisco Assis contra "salários astronómicos” na Caixa

20 out, 2016 - 15:43

Em declarações à Renascença, o eurodeputado socialista discorda do primeiro-ministro e defende uma "“solução de equilíbrio”.

A+ / A-

O socialista Francisco Assis está contra o salário “astronómico” do novo presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), defendido ontem pelo primeiro-ministro, António Costa.

No seu espaço de opinião do programa Carla Rocha - Manhã da Renascença, o eurodeputado afirmou que “tende a concordar o Presidente da República”, Marcelo Rebelo de Sousa, para quem “não é possível nem desejável” pagar aos administradores de um banco com fundos públicos o mesmo valor que aos administradores de um banco privado.

Francisco Assis defende que o melhor para a questão dos salários da administração da Caixa seria uma “solução de equilíbrio”.

“Nem a proposta que o PCP apresentou, que era um pouco nivelar os vencimentos da Caixa pelos vencimentos dos principais responsáveis políticos, tem algum sentido, porque é impraticável, nem uma solução em que haja vencimentos considerados astronómicos à luz dos rendimentos dos portugueses é também uma solução aceitável, até no plano simbólico, e gera uma resistência no país", elabora.

O eurodeputado socialista adverte que esta questão pode colocar-se noutros sectores públicos. “Se se considera que só com este tipo de ordenados é que é possível ter as garantias de que contratamos as pessoas adequadas para gerir bem a Caixa Geral de Depósitos, isto pode-se colocar, por exemplo, nos hospitais que funcionam como empresas públicas. É evidente que tem que haver aqui alguma ponderação e cuidado”, sublinha.

O novo presidente do Conselho de Administração da CGD, António Domingues, vai ganhar 423 mil euros anuais e os vogais executivos vão auferir 337 mil euros por ano, disse terça-feira o ministro das Finanças no Parlamento.

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu na quarta-feira que os vencimentos dos administradores da Caixa devem estar alinhados com os praticados na banca, alegando que a instituição concorre no mercado e exige gestão profissional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 20 out, 2016 Braga 22:26
    Não é este sr. que dizia no inicio da crise, os deputados não vão passar a andar de renal Clio, e a reputação?
  • Adelino Cadete
    20 out, 2016 Condeixa-a-Noba 20:50
    Isto é caso de policia. Um fulano que se reforma - ou seja, não quer ou não pode trabalhar mais - e depois vem ganhar um salário destes! Independentemente da posição dos políticos - Costa, Jerónimo ou Assis, que já sabemos que, normalmente, não é aquilo que parece - isto é uma pouca vergonha, a qual o Presidente da República devia travar de imediato.
  • Ramos
    20 out, 2016 Portimão 18:47
    Se for um futebolista isto seria um vencimento miserável!
  • RIB
    20 out, 2016 PORTO 17:17
    É de estranhar esta posição do sr.assis, então um liberal, acérrimo defensor da linha capitalista, não defende os altos vencimentos? Cheira a marketing político. Sr. assis, não se esqueça, mais vale parecer do que ser. Mesmo que as palavras façam todo o sentido, não agradeço.
  • Dr Xico
    20 out, 2016 Lisboa 16:58
    VERGONHA ... SOLTEM O PALITO ELE APANHA OS LADRÕES TODOS
  • paulo
    20 out, 2016 vfx 16:55
    É imoral,vergonhoso e ......nem tenho palavras para esta situação.Não há dinheiro para aumentar as pensões mais baixas,o salário mínimo é uma vergonha e há tanto dinheiro para pagar estes vencimentos a gestores públicos de uma instituição publica. São os contribuites que com os seus impostos vão contribuir para esta imoralidade.O PS e claro o PSD,os tais do bloco central estão de acordo,pois nunca se sabe o dia de amanhã e é melhor prevenir.
  • rosinda
    20 out, 2016 palmela 16:40
    Ordenados tem de estar alinhados agora vem francisco de assis desalinhar as opinioes do costa!
  • rosinda
    20 out, 2016 palmela 16:31
    Onde e que nos vamos meter francisco de assis ele esta desalinhado senhor paulino!

Destaques V+