Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Novo presidente da Caixa vai receber 423 mil euros por ano

18 out, 2016 - 16:58

A política remuneratória dos administradores da Caixa "corresponde à mediana no sector em Portugal", garante o ministro das Finanças.

A+ / A-

O novo presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai ganhar 423 mil euros anuais e os vogais executivos vão auferir 337 mil euros por ano, disse esta terça-feira o ministro das Finanças no parlamento.

Mário Centeno está a ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, a requerimento do PSD para responder a questões sobre a CGD e a execução orçamental relativa a 2016.

Em resposta a uma questão do deputado social-democrata Duarte Pacheco sobre quais os salários auferidos pelo novo Conselho de Administração do banco público, Mário Centeno disse que o presidente do Conselho de Administração vai ganhar 423 mil euros anuais, que os vogais executivos vão auferir 337 mil euros por ano e que os vogais não executivos vão ganhar 49 mil euros anuais.

O governante explicou que “a política remuneratória dos administradores da Caixa corresponde à mediana no sector em Portugal”, uma métrica que, segundo disse, não influencia o mercado “nem no sentido de o inflacionar nem no de [estes salários] estarem fora do mercado”.

Centeno garantiu ainda que “a aplicação da regra anterior na determinação da remuneração destes mesmos membros [significa que] o custo total de remunerações seria superior”, comparando com o que é agora seguido.

A comissão executiva da CGD, cujos membros tomaram posse no dia 31 de Agosto para o mandato de 2016 a 2019, é liderada por António Domingues, que ficou responsável, entre outras áreas, pela direcção de auditoria interna.

O conselho de administração da Caixa conta ainda com um vice-presidente não executivo (Emídio Rui Vilar), com seis administradores executivos (Emídio Pinheiro, Henrique Menezes, João Paulo Martins, Paulo da Silva, Pedro Leitão e Tiago Marques) e com três administradores não executivos (Angel Corcóstegui Guraya, Herbert Walter e Pedro Norton de Matos).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 20 out, 2016 13:39
    Esses ditos directores da CGD, não são do PSD concerteza!
  • graciano
    19 out, 2016 alemanha 21:03
    radio renascenca va para as ruas e pergunte ao povo o que acha disto e depoismostre ao costa e a 1 ministra catarina o que o povo penssa e exije o povo exige respeito e isto e uma afronta ao povo portugues
  • João Rocha
    19 out, 2016 Coimbra 19:54
    Não sendo possivel um "veto" do PR, o Tribunal de Contas e o Banco de Portugal, não têm uma palavra a dizer, proibindo desde já esta barbaridade e falta de respeito pelos portugueses, que vivem na miséria...
  • Sara
    19 out, 2016 Pico 17:07
    Uma vergonha e uma afronta há pobreza em Portugal!!! Que miséria de país é este! desiquilibrio total!!
  • Melo
    19 out, 2016 10:00
    Estou estupfacto, pelo que vi ontem nas tvs todos os administradores dos bancos privados nunca atingiram estes valores. quando se dizia cobras e lagartos que afinal os bancos privados é que tinham todos os privilegios,o que é publico é que bom, a CGD sendo ela publica com controlo do estado como a esquerda gosta de encher a boca ,nem por isso deixa de precisar de ser recapitalizada como todos os outros.E já agora mais este ordenado milionario nao escandaliza quem dizia querer reduzir o fosso entre ricos e pobres? nao, agora o mundo mudou. (MAIS UM ELEFANTE)
  • Alexandre Veloso
    19 out, 2016 Apúlia - Esposende 08:47
    Esses valores aí mencionados... Já são com os desfalques ou é só mesmo o salário...... ??? Deviam comer todos merda para darem valor a um simples prato de sopa
  • JUVINO MOURA RIBEIRO
    18 out, 2016 Brasilia 23:21
    Não foi por acaso que o Brasil foi colonizado por Portugal e noa-se isso pelas politicas de governo e hoje ambos seguem juntos para o mesmo abismo. E os executivos con salaris astronomicos são cada vez maiores...um absurdo. ...É o fim para ambos. Lamentavelmente Não há mais saída!!!!
  • Fernando Tinta
    18 out, 2016 Rio Maior 23:13
    Quando uma revolução em Portugal foi feita com flores está tudo dito, fazem o que querem e lhes apetesse e o zé povinho paga. Este sr. vai acabar na miséria! , ele e todos os nossos políticos. Correr com eles todos do país para fora ainda era pouco.
  • Ze do Bone
    18 out, 2016 Carro Queimado 22:47
    Isto é Democracia, Eu pago, Tu pagas, Ele recebe.... Dps fica tudo mt admirado qd começa a ficar tudo revoltado, e a rebaterem tudo por ai.... Essa conversa matemática de calculadora sem pilhas de q está na mediana, esse individuo nem sabe o q deve ser uma mediana, é a justificação para auferir 1100€ por dia pagos pelos contribuintes.! LoL Geração rasca não é a minha! é esta! Politicos por carreira! Interesses na carteira!
  • Ribeiro
    18 out, 2016 FIÃES VFR 21:58
    Podiam colocar o Pedro Dias a porteiro....

Destaques V+