O treino do Sporting desta terça-feira não correu sem sobressaltos. Cerca de 50 adeptos, alguns com cara tapada, invadiram a Academia leonina. Bas Dost foi espancado, atingido na cabeça e nas pernas. Outros jogadores e membros da equipa técnica também foram agredidos. Os atletas recusam-se a falar com Bruno de Carvalho.

Os adeptos em questão passaram pelos jornalistas, ultrapassaram a barreira de segurança e entraram na Academia, em Alcochete. Circula uma imagem de Bas Dost com a cabeça fortemente danificada e com lágrimas nos olhos. Também há imagens do balneário todo destruído e cheio de fumo, consequência do lançamento de tochas.

Os cerca de 50 adeptos que invadiram Alcochete apanharam os jogadores entre balneário e relvado, encerraram jogadores e equipa técnica no balneário, fecharam as portas e agrediram os jogadores, tendo ainda deflagrado tochas que destruíram completamente o espaço, segundo dados recolhidos pela Renascença. A Guarda Nacional Republicana (GNR) foi chamada ao local.

Jogadores de costas voltadas com o presidente

Bruno de Carvalho chegou ao local cerca de hora e meia depois dos incidentes, no lugar do pendura de uma viatura do clube. Sabe a Renascença que os jogadores se recusam a falar com o presidente.

Continua a operação da GNR nas imediações da Academia, na tentativa de identificar e deter os invasores, sequestradores e agressores. Avança a imprensa que pelo menos 18 adeptos foram detidos. Segundo o jornal "Sol", as autoridades confirmaram que dois jogadores foram feridos, bem como Jorge Jesus. A GNR não descarta que o número venha a aumentar.

Os jogadores do Sporting começaram a ausentar-se da Academia, de carro e em segurança, pouco antes das 20h30. Por volta das 21h45, Bruno de Carvalho deixou a Academia, em silêncio. Cerca das 23h00, Jorge Jesus e a equipa técnica deixaram Alcochete.

A Renascença verificou ainda que, depois de deixarem Alcochete, os jogadores não se dirigiram logo para as respetivas casas. Os prestaram declarações sobre o sucedido e apresentaram queixa junto da GNR.

Derrota na Madeira foi o gatilho

O Sporting tem passado por momentos difíceis, desde a derrota (2-1) na Madeira, com o Marítimo, que ditou a queda para o terceiro lugar do campeonato e consequente ausência da Liga dos Campeões. Na véspera, o presidente, Bruno de Carvalho, reuniu com Jorge Jesus e os jogadores, entre outros elementos, para debater o sucedido.

No final da reunião, a imprensa noticiou que a equipa técnica teria sido suspensa, dado que Bruno logo negou, quando questionado pelos jornalistas. Esta terça-feira, o Sporting confirmou que Jesus orientará a equipa na final da Taça de Portugal.

[notícia atualizada às 23h05]