"A situação social do país e das instituições de solidariedade social da Igreja" é um dos temas da agenda da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), com início na segunda-feira.

O tema ganha relevância acrescida depois da demissão de António Costa e surge na sequência de um longo período marcado pelas consequências da inflação e pela crise no acesso à habitação.

Para além da situação social do país, os bispos portugueses vão também fazer um "ponto de situação" sobre a questão dos abusos de menores e adultos vulneráveis na Igreja.

A Jornada Mundial da Juventude e a forma como o acontecimento tem "seguimento nas Dioceses e na CEP" e a análise ao Relatório síntese da Assembleia-Geral do Sínodo dos Bispos são também temas da Assembleia Plenária que vai decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

O encontro tem início na segunda-feira com uma intervenção de D. José Ornelas, o Presidente da CEP e encerra após a leitura do comunicado final na quinta-feira, 16 de novembro.