“Não resolve nada nem mobiliza ninguém”, diz Catarina Martins responde assim às ameaças de crise política feitas por António Costa em entrevista ao “Expresso”.

Numa mensagem no Twitter, a líder do Bloco de Esquerda diz que o país precisa, sim, de respostas fortes à crise sanitária, social e económica no Orçamento para 2021.

É a resposta às declarações do primeiro-ministro ao “Expresso”, na qual deixa o aviso de que, sem acordo com a esquerda para o próximo Orçamento do Estado, a crise é inevitável e o Governo pode cair.

Durante a entrevista, Costa assume várias vezes que prefere deixar o Governo cair do que negociar com o PSD a aprovação das contas para o próximo ano. E deixa o recado à esquerda: "quem não quer assumir responsabilidades deve dedicar-se a outra atividade".

"Se queremos que haja menos desemprego em 2022, temos de atempadamente definir as políticas", afirma, considerando que seria um erro enorme a esquerda perder esta “oportunidade histórica” de desenhar “o que será o país nas próximas décadas”.