O Bloco de Esquerda garante que o cartaz que usa a imagem de Cristo e a frase "Jesus também tinha dois pais" pretende "provocar o debate sem tabus" sobre a adopção gay e "assinalar mais um avanço no respeito pela dignidade das pessoas e por todas as famílias".

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Manuel Barbosa, classificou como "uma afronta aos crentes" o uso de uma imagem de Jesus Cristo numa campanha em defesa da adopção por casais homossexuais.

"O Bloco de Esquerda respeita todas as convicções religiosas. Com esta iniciativa, pretendeu contribuir, como sempre fez, para, sem tabus, provocar o debate e, neste contexto, assinalar mais um avanço no respeito pela dignidade das pessoas e por todas as famílias. Estamos certos de encontrar, entre crentes e não crentes, uma grande maioria que partilha connosco esta motivação", lê-se no comunicado enviado às redacções.

Neste comunicado, o Bloco esclarece ainda que a imagem que está a causar polémica foi colocada nas redes sociais na mesma altura em que foi afixado um outro cartaz no Campo Pequeno, em Lisboa, que pretende "assinalar uma mudança importante, a promulgação da lei que elimina a discriminação no direito a adoptar".

"Essa mudança é um avanço na luta pelo respeito por todas as famílias, independentemente da orientação sexual de quem as compõe. Esse é o único cartaz que o Bloco imprimiu e que afixará publicamente", acrescenta a nota.

Sobre a imagem colocada nas redes sociais, o Bloco lembra que não é sua a autoria da frase. É "um velho slogan do movimento internacional pela igualdade de direitos".