O presidente da Câmara de Lisboa apresenta esta quinta-feira, pelas 10h30, o Plano de Saúde Lisboa 65+, que irá permitir aos residentes no concelho com mais de 65 anos usufruir de médicos e de cuidados médicos diversos.

Na passada segunda-feira, durante as jornadas parlamentares do PSD, Carlos Moedas adiantou que o plano vai ser para todos os lisboetas e visa dar uma resposta a todos os maiores de 65 anos que não tem médico de família.

“Quando eu olho para os lisboetas e vejo que os mais de 65 anos, hoje, muitos deles não têm médico de família, eu tenho que arranjar uma solução e esta quinta-feira, meus amigos, vou apresentar o plano de saúde para Lisboa, para todos os mais de 65 anos, em Lisboa, terem acesso a um médico. E vamos conseguir fazê-lo”, disse Moedas.

Segundo o autarca, são 130 mil as pessoas em Lisboa que poderão usufruir de um plano de saúde e o plano da autarquia “não põe em causa o Serviço Nacional de Saúde”, e irão existir acordos com instituições públicas.

O plano prevê um investimento inicial de 1,5 milhões de euros, montante que será suportado pela Câmara de Lisboa.

A Renascença apurou que a medida prevê teleconsultas, médicos ao domicílio e encaminhamento para uma rede de parceiros, sobretudo, do setor público e social.

Fonte da autarquia adiantou ainda que haverá um reforço do apoio médico para os beneficiários do rendimento social de inserção.

O orçamento municipal para este ano já incluiu um plano de saúde gratuito para os mais carenciados com mais de 65 anos, mas que ainda aguarda implementação.