A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabiliza quase 15 mil hectares de área ardida no maior incêndio do ano, que devastou uma parte importante da Serra da Estrela.

Ontem foi noticiado que o incêndio da Serra da Estrela queimou 17 mil hectares, mas o comandante Miguel Cruz tem valores diferentes.

"A área ardida total neste momento cifra-se em 14.757 hectares resultante do apuramento do sistema europeu Copernicus, sem prejuízo do levantamento final das autoridades competentes", sublinhou.

O responsável diz que os cálculos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) baseiam-se em "imagens spot com uma resolução de 10 metros, bastantes rigorosas".

Na sexta-feira, a agência Lusa avançou que mais de 17 mil hectares já arderam no incêndio que lavra desde 6 de agosto na Serra da Estrela e que já atingiu os distritos de Castelo Branco e da Guarda, segundo o sistema de vigilância europeu Copernicus.

Segundo os dados disponíveis às 21h50 de sexta-feira, a área ardida neste fogo era de 17.179 hectares, segundo as contas da agência Lusa.

O incêndio da Serra da Estrela foi dominado na sexta-feira à noite, após uma semana de combate às chamas.

No terreno continuam 1.465 operacionais , 433 viaturas, cinco meios aéreos em operações de rescaldo e vigilância, para evitar reacendimentos, enumerou o comandante Miguel Cruz.

Segundo o mesmo responsável, o maior incêndio do ano libertou energia equivalente a 25 bombas de Hiroshima.