A agência de comunicação Brandworkers assume a “total responsabilidade” pelo anúncio divulgado nas redes sociais pelo Aeroporto de Faro (entretanto retirado), que promovia Marselha e apelava a trocar a "confusão algarvia" pela cidade francesa. Num curto comunicado, a empresa diz que o episódio foi uma “falha” e “lamenta profundamente” o seu impacto.

A Brandworkers, uma empresa sediada em Lisboa, faz questão de mencionar que a publicação tinha sido “recusada previamente pelo Aeroporto de Faro". A história, segundo explicou fonte da ANA à Renascença, tem uma explicação simples.

A empresa, que colabora regularmente na gestão das contas do aeroporto no Facebook e Instagram, apresentou um plano de publicações em que se incluía o polémico “post”, no âmbito de uma campanha com “cerca de dois anos”, que promove a interconectividade da infraestrutura com várias cidades europeias.

O “copy” em questão foi rejeitado, mas, por lapso, acabou por ser publicado. A sua deteção aconteceu demasiado tarde para evitar as reações dos deputados por Faro Luís Graça, do PS, e Cristóvão Norte, do PSD. Mais tarde, e já com a publicação retirada das redes sociais, o Governo “pediu explicações à ANA”, através do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, e a hotelaria da região apelidou o caso de “lamentável”.