Desde as 8h00 (7h00 em Portugal) que a polícia francesa está a remover centenas de manifestantes que se encontram a bloquear a autoestrada AP-7, que liga Espanha a França.

Mais de 2.000 pessoas concentram-se na AP-7, desde segunda-feira, num protesto intitulado de “Tsunami Democrático”, que pretende chamar a atenção da comunidade internacional para a condenação dos líderes independentistas a penas entre os nove e os treze anos de prisão.

A polícia francesa está a empurrar a multidão em protesto até ao lado espanhol, com o uso de força e gás lacrimogéneo. A concentração na autoestrada dura há 24 horas.

De acordo com o jornal espanhol “El País”, na segunda-feira, os ministros do Interior espanhol e francês estavam em "comunicação constante", de onde saiu a decisão de a polícia francesa realizar a operação de libertar a estrada de manifestantes.

Foi decidido não fazer a operação durante a noite, por questões de segurança, e realizá-la na manhã desta terça-feira.

A autoestrada que liga França a Espanha do lado este do país permanece cortada nas duas direções, o que tem provocado graves congestionamentos no trânsito nas restantes vias circundantes.