A Renamo apela a Portugal que se envolva nos esforços de mediação para estancar a tensão político-militar em Moçambique.

À saída de uma audiência com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a líder parlamentar da Renamo, Ivone Soares, sublinha que Lisboa não tem que esperar por um convite formal.

“Moçambique tem uma relação com Portugal que não é de hoje e, havendo uma situação de conflito, é de todo o interesse que os amigos do povo moçambicano não fiquem à espera de um convite para virem ajudar a resolver os problemas. É preciso sim que haja esta união de esforços para garantir que a democracia em África seja realmente a mesma democracia que vemos na Europa, que vemos nos lugares onde ela realmente é efectiva, como na América”, defende.

Ivone Soares falava aos jornalistas horas depois de Marcelo ter condenado a violência em Moçambique.

Na quarta-feira, o chefe de Estado português não se quis comprometer com uma mediação das negociações de paz em Moçambique, mas referiu que Lisboa estará sempre disponível para ajudar.

“Não é possível antecipar que tipo de ajuda. Os amigos devem estar sempre disponíveis para ajudar os seus amigos e só as circunstâncias dirão em concreto que tipo de ajuda”, afirmou.