Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo em Moçambique com a paz entre Frelimo e Renamo na agenda

03 mai, 2016 - 07:41

O Presidente da República chegou esta terça-feira a Maputo para visita de quatro dias. Foi recebido com honras militares e danças tradicionais moçambicanas.

A+ / A-

O Presidente da República chegou esta terça-feira a Maputo para uma visita de Estado de quatro dias com agenda cheia e transversal, dedicada a temas como a economia, cooperação, educação e cultura.

Marcelo Rebelo de Sousa e comitiva aterraram no aeroporto internacional de Maputo às 7h10 (6h10 em Lisboa), vindo de Lisboa, de onde partiu às 19h10 de segunda-feira.

Foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Oldemiro Baloi, com honras militares e danças tradicionais moçambicanas.

Um grupo de mulheres, com os rostos cobertos de mussiro, um creme facial tradicional, dançou tufo, uma dança da região de Nampula. Depois, homens dançaram xigubo, uma dança guerreira do sul de Moçambique.

Logo na chegada, o chefe de Estado português tirou várias fotografias, com crianças que lhe ofereceram flores e com os grupos de danças tradicionais.

Do aeroporto, Marcelo Rebelo de Sousa seguiu para o Hotel Polana e terá, a meio da manhã, como primeiro ponto de agenda oficial, uma visita ao Centro de Formação Profissional de Metalomecânica.

O programa desta visita de Estado termina na sexta-feira e o chefe de Estado português viaja para Portugal no sábado de manhã.

Esta visita do Presidente da República português a Moçambique acontece numa altura de tensão político-militar entre o Governo da Frelimo e a Renamo (oposição) e de polémica sobre o endividamento público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    03 mai, 2016 palmela 17:55
    Paulo. Morais ja fala de teatro! Diz mesmo que se fosse ele faria tudo diferente realmente durante a campanha marcelo nunca se comprometeu com nada! Dr paulo morais lutou pelas criancas !
  • rosinda
    03 mai, 2016 palmela 13:15
    Enquanto o senhor marcelo anda feliz muitos justnianos do nosso pais estao tristes e sem saber o que fazer!
  • rosinda
    03 mai, 2016 palmela 12:55
    Sousa tavares disse na sic que o homem esta muito feliz! Isso tambem eu ja vi a muito tempo. Marcelo pensou eu sou gajo porreiro dou-me bem com toda a gente e vou passar um resto de velhice a passear como eu gosto.
  • Pinto
    03 mai, 2016 Custoias 12:11
    Acho que se fizerem um referendo em certos países africanos,que estes querem voltar a serem portugueses.

Destaques V+