A guerra aberta entre Benfica e Sporting chegou à Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, mas não passa de "ruído intenso". A tese é defendida em Bola Branca por José Manuel Meirim, especialista em direito desportivo.

Meirim diz concordar que haverá declarações que "constituem infracções penais, mas não com a gravidade imputada" nas mútuas queixas emitidas pelos dois emblemas de Lisboa.

O especialista sugere que "algumas situações, em princípio, não vão ter o resultado" mais gravoso e, bem pelo contrário, haverá casos em que irão "redundar na aplicação de multas".

De acordo com José Manuel Meirim, este caso estará, para já, ligado à Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, "mais tarde ao Conselho de Disciplina da Federação e, porventura mais tarde, se for caso disso, no Tribunal Arbitral do Desporto".

Certezas quanto a estes casos, diz Meirim, só o facto de poderem arrastar-se "para além do final da época", porque haverá muitas "testemunhas para ouvir".

Tal como Bola Branca revelou, ao final da manhã desta terça-feira, a SAD do Benfica avançou com queixas contra Bruno de Carvalho, Jaime Marta Soares, Octávio Machado e Jorge Jesus. Na resposta, a SAD do Sporting respondeu na mesma "moeda", garantindo que irá avançar com participações contra Rui Gomes da Silva, Rui Costa, João Gabriel e Pedro Guerra.