A+ / A-

Afinal são permitidas inaugurações em período eleitoral? CNE diz que sim

13 mar, 2019 - 16:38 • Redação

Nota da Comissão Nacional de Eleições surge depois de apresentadas queixas contra o primeiro-ministro por inaugurar centros de saúde e outros serviços a dois meses das eleições europeias e a sete das legislativas.

A+ / A-

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclareceu esta quarta-feira que fazer inaugurações não vai contra a lei eleitoral que proíbe o recurso “a publicidade institucional por parte dos órgãos do Estado e da Administração Pública de atos, programas, obras ou serviços, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública”.

Numa nota informativa publicada no seu site, a CNE “esclarece que os órgãos do Estado e da Administração Pública não estão impedidos” de realizar ou participação “em eventos (conferências, assinaturas de protocolos ou inaugurações)” nem de conceder “entrevistas, discursos ou resposta a meios de comunicação social”.

Por outro lado, “os órgãos do Estado e da Administração Pública não poderão utilizar suportes publicitários ou de comunicação (livros, revistas, brochuras, ‘flyers’, convites, cartazes, anúncios, ‘mailings’, etc, quer sejam contratados externamente, quer sejam realizados por meios internos financiados com recursos públicos) que, nomeadamente, contenham ‘slogans’, mensagens elogiosas ou encómios à ação do emitente ou, mesmo não contendo mensagens elogiosas ou de encómio, não revistam gravidade ou urgência”.

Também não poderão fazer “‘posts’ em contas oficiais de redes sociais que contenham ‘hashtags’ promocionais, ‘slogans’, mensagens elogiosas ou encómios à ação do emitente”.

A nota informativa surge depois de terem sido feitas várias denúncias à Comissão Nacional de Eleições contra o primeiro-ministro, por causa das inaugurações que António Costa tem feito nos últimos dias, nomeadamente em centros de saúde.

O esclarecimento também se segue a críticas que a norma da CNE gerou junto de autarcas e da Associação Nacional de Municípios.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Joaquim Cruz Pinto
    13 mar, 2019 Ílhavo 19:41
    Ora, bolas! Afinal, lá se vão os desejos do CDS e quejandos para o lixo. Era bom, não era, ... excepto se estivessem eles no Governo, não é verdade?
  • Joao Almeida
    13 mar, 2019 Aveiro 17:40
    o PS tambem domina estes tipos ...

Destaques V+