Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmara de Gaia alvo de queixa à CNE por campanha contra violência no desporto

12 mar, 2019 - 10:01 • André Rodrigues com Redação

Autarca contesta a queixa anónima à Comissão Nacional de Eleições. "Entramos num registo de completa esquizofrenia", diz Eduardo Vítor Rodrigues.

A+ / A-

A Câmara de Vila Nova de Gaia foi alvo de uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE). Em causa está a lei que proíbe a publicidade institucional até à realização de eleições.

O município foi notificado pela CNE com base numa denuncia anónima. Tudo por causa da participação do presidente da Câmara e dos vereadores numa ação de sensibilização contra a violência no desporto.

O presidente da Câmara de Gaia contesta a queixa anónima. "Algum cidadão, por haver uma ação de sensibilização contra a violência no desporto, vai passar a votar no partido A ou no partido B nas eleições europeias?", questiona Eduardo Vítor Rodrigues, em entrevista à Renascença.

O autarca avisa que pode estar aberto um precedente perigoso para a qualidade da democracia.

"Se o modelo for este, que ninguém se queixe, daqui a uns anos, vermos o quem não queríamos ver, porque os outro entretanto saíram porque não estão para ser infernizados com queixas anónimas", afirma.

A 6 de março, a CNE emitiu uma nota a proibir todos os órgãos do Estado e Administração Pública de divulgar publicamente atos, programas obras ou serviços que possam favorecer alguma candidatura em detrimento de outras. A medida vigora desde 26 de fevereiro, data em que foi publicado o decreto-lei que convocou as eleições europeias.

Eduardo Vítor Rodrigues explica que a campanha contra a violência no desporto foi lançada há cerca de duas semanas pela autarquia, na sequência de sucessivos episódios de distúrbios em recintos desportivos do concelho. O autarca e alguns vereadores estiveram em pavilhões e campos de futebol a distribuir panfletos aos pais e atletas. Nesse panfleto, garante Eduardo Vítor Rodrigues "não aparece a fotografia do Presidente da Câmara, não aparece o nome, não aparece nada que não seja uma ação pedagógica".

O autarca diz que "a nota informativa da CNE ultrapassa tudo o que está previsto na lei". Sendo assim, acrescenta, "o primeiro-ministro inaugurou um centro de saúde e não o poderia ter feito".

Se a Comissão Nacional de Eleições seguir este modelo, Eduardo Vítor Rodrigues espera "que a CNE contrate umas centenas de funcionários, porque, com este precedente, não vão faltar em municípios, gente da oposição, a levantar assuntos uns atrás dos outros". "Entramos num registo de completa esquizofrenia", acrescenta.

A exigência da neutralidade e da imparcialidade das entidades públicas em tempo de pré-campanha eleitoral está em vigor há décadas, mas a lei de 2015 vem tornar a regra mais específica e incisiva, e dá à CNE uma força de interpretação legal que não tinha antes. Agora estão proibidos “atos, programas, obras ou serviços”.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+