Tempo
|
A+ / A-

Cristiano Ronaldo pode vir a perder condecorações

23 jan, 2019 - 07:58 • Redação

O jogador português declarou-se culpado por fraude fiscal em Espanha e pagou 18,8 milhões de euros.

A+ / A-

Cristiano Ronaldo arrisca-se a perder as duas condecorações que lhe foram atribuídas pelo Estado português, uma vez que a condenação a 23 meses de prisão com pena suspensa e a multa 18,8 milhões de euros, paga em Espanha, viola os deveres dos condecorados com Ordens Honoríficas da República Portuguesa.

A notícia é avançada pelo “Público”, que lembra os recentes acontecimentos com Armado Vara. Mas o capitão da seleção nacional pode, no mínimo, ser alvo de uma admoestação.

De acordo com o mesmo jornal, o ponto 1 do artigo 54.º da Lei das Ordens Honoríficas, refere que os membros ficam obrigados a “defender e prestigiar Portugal em todas as circunstâncias; Regular o seu procedimento, público e privado, pelos ditames da virtude e da honra; Acatar as determinações e instruções do Conselho da respetiva Ordem e dignificar a sua Ordem por todos os meios e em todas as circunstâncias”.

O ponto 2 do mesmo artigo refere que “os membros honorários têm o dever de não prejudicar, de modo algum, os interesses de Portugal”.

CR7 foi condecorado em 2014 como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal, e em 2016 com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

O jogador não pagou 5,7 milhões de euros ao fisco espanhol entre os anos de 2010 e 2014. Além do reconhecimento de culpa e da multa, CR7 aceitou dois anos de prisão, com pena suspensa.

Depois de 50 minutos no tribunal, Ronaldo aceita acordo com Fisco espanhol
Depois de 50 minutos no tribunal, Ronaldo aceita acordo com Fisco espanhol
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    23 jan, 2019 évora 19:17
    Inveja ? Faz-me lembrar aquele que disse que havia violações de segunda categoria e violações de primeira categoria . Parece que quem tem dinheiro tem 7 vidas como os gatos ... isto porque os patrões de empresas ricas também culpam os contabilistas por fuga ao fisco . A morte tem sempre uma desculpa ...
  • Maria Almeida
    23 jan, 2019 17:11
    Também já tiraram a condecoração a Zeinal Bawa? Não fez este muito pior do que Ronaldo?
  • otário
    23 jan, 2019 coimbra 16:03
    Srs. Filipe e J.C.Pinto. Eu costumo dizer que se a INVEJA E A MÁ LINGUA FOSSE BOSTA ( emprego aqui BOSTA porque me faz lembrar aquele que deu roda de BOSTA à nossa POLICIA e nem é cidadão português "vejam lá se me vão chamar racista", até porque está na MODA ) e como ia dizendo, não haveria água e potassa para lavar tanto porco. Eu não quero saber de Ronaldo para coisa nenhuma, mas creio que a culpa não é dele, mas sim de quem dirige os seu dinheiros, ele é simplesmente um operário com os olhos nas pontas dos pés, porque de assuntos financeiros deve saber tanto como eu- NADA. Claro que Ronaldo veio do NADA e tem ganho milhões e dado a ganhar muito mais milhões e claro e isso causa muita mas mesmo muita INVEJA aqueles que nem o S.M.N. merecem, não será ?!
  • Filipe
    23 jan, 2019 évora 11:41
    Já vi em Portugal pegarem fogo aos políticos antes dos julgamentos por muito menos , mas este aqui referenciado todos os jovens o querem seguir , até nas falcatruas ao Estado , ensina -se tudo a crianças . Devia ser como em muitos desportos , por vezes são apanhados com um medicamento que uma criança toma para asma e logo o acusam de Doping , de seguida retiram-lhe todas as taças e fica impedido por algum tempo de participar . Este homem deviam as crianças do Mundo terem vergonha , pois algumas passam fome porque existe gente desta que não paga impostos devidos . O Sr. Vara tiram-lhe as condecorações do Presidente , este condenado espero que façam o mesmo , é vergonhoso . E só estamos aqui porque foi apanhado , caso ainda ou é um herói Nacional .
  • José Cruz Pinto
    23 jan, 2019 Ílhavo 08:29
    Só?! E o nome do aeroporto do Funchal? Não muda?

Destaques V+