Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O furacão "Leslie" visto do espaço

13 out, 2018 - 16:03

Furacão "Leslie" deverá atingir Portugal Continental, já como tempestade tropical, perto da meia-noite.

A+ / A-

Mais sobre a tempestade "Leslie":


O Furacão "Leslie" continua a aproximar-se do território continental. Perdeu intensidade, mas ganhou velocidade e é agora uma tempestade tropical. As previsões indicam que o pior período será entre as 21h00 de sábado e as 04h00 de domingo.

Continuam a ser esperados ventos fortes, chuva e forte agitação marítima. Siga o avanço do "Leslie" aqui.

"Especialmente nas regiões entre os cabos de Sines e do Mondego, são esperados ventos de furacão, com rajadas que podem chegar até aos 120 quilómetros/hora, apesar de, tecnicamente, este ciclone já não ser considerado furacão", explica o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Renascença.

Imagens de satélite da NASA permitem ver a evolução do fenómeno à medida que se aproxima de Portugal Continental.

Veja como o furacão se transformou à medida que se aproximou de Portugal continental, entre os dias 9 e 12 de outubro. Imagens: NASA Worldview

Também o site do IPMA mostra a evolução da tempestade nas últimas horas, através de imagens de satélite.

Evolução da tempestade "Leslie" entre as 9h10 e as 14h25 deste sábado (arraste as setas para ver as diferenças). Fotos: EUMETSAT/IPMA

Treze dos 18 distritos do continente vão estar, esta noite, sob aviso vermelho, devido à previsão de vento forte, indicou esta manhã o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Viseu e Guarda e Santarém são os distritos sob aviso vermelho, segundo as informações disponíveis na página na internet do IPMA.

Os distritos que entram em aviso vermelho mais cedo são os de Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, com o aviso relativo a ventos fortes a vigorar a partir das 21 horas até às 03 horas de domingo. Nos restantes distritos, o aviso vigora a partir da meia-noite de sábado para domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+