|

Qualificação Mundial 2014

Agora é a vez de convencer

11 set, 2012 • José Pedro Pinto

Triunfo insosso sobre o Luxemburgo pede resposta com vitória e exibição dominante diante do Azerbaijão. Segunda jornada do apuramento para o Mundial 2014 joga-se hoje, com relato na antena Renascença, a partir das 20h15. Minuto a minuto em rr.sapo.pt.

Agora é a vez de convencer

O primeiro triunfo já está do lado da Selecção Nacional, mas falta uma exibição que convença os adeptos, definitivamente, de que Portugal já não convive com alguns estigmas do passado.

Esta terça-feira, o adversário chama-se Azerbaijão, está, inclusivamente, pior classificado que o Luxemburgo (107º no "ranking" da FIFA), mas merecerá da equipa das quinas o máximo respeito.

Depois do triunfo em solo luxemburguês (1-2), Paulo Bento quererá encerrar a primeira dupla operação de apuramento para o Mundial 2014 com seis pontos. Os azeris, liderados por Berti Vogts, vêm de um empate positivo com Israel (1-1).

Em Braga, a Selecção Nacional contará com "casa cheia". 30 mil espectadores vão encher o Estádio AXA para assistir ao encontro, que arranca às 20h15.

Onze que vence (mas não convence) sem mexidas
Pode não ter convencido, mas a equipa inicial apresentada pelo seleccionador no Luxemburgo deverá mesmo manter-se.

O que equivale a dizer que Hélder Postiga, um dos obreiros do triunfo da passada sexta-feira, vai manter-se como o ponta-de-lança da Selecção. Com Ronaldo, Nani, Moutinho e Raúl Meireles no apoio, claro.

Domínio nos números
Nos quatro jogos que compõem o registo histórico entre estas duas selecções, Portugal leva a melhor. Sem surpresa.

A única excepção à regra de três vitórias surgiu em 1999, na fase de apuramento para o Euro 2000, quando o conjunto luso cedeu um empate fora de portas (1-1).

Ainda nessa caminhada rumo ao campeonato da Europa da Bélgica e da Holanda, de registar a maior goleada do historial entre Portugal e Azerbaijão: 7-0. Com Vitória nacional.

De regresso ao presente, o Portugal-Azerbaijão terá arbitragem do polaco Szymon Marciniak e relato na Renascença.


Mundial 2014: Grupo F de qualificação
Estádio AXA, Braga
Árbitro: Szymon Marciniak (Polónia)

Equipas prováveis

Portugal
Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles e João Moutinho; Nani, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo.
Azerbaijão
Agayev; Shurukov, Allahverdiyev, Sadygov e Abisov; Medvedev, Gokdemir e Chertoganov; Javadov, Subasic e Aliyev.