Tempo
|

Polónia

Católicos assinalam milagre eucarístico na Polónia

04 out, 2011

Vaticano está a investigar o caso mas ainda não se pronunciou.

Milhares de católicos na vila de Sokolka, na Polónia, acorreram ontem a uma missa especial em honra de um milagre eucarístico que muitos acreditam ter ocorrido.

O caso remonta a 2008 quando um padre deixou cair acidentalmente uma hóstia no chão da Igreja. Seguindo as práticas recomendadas a hóstia foi colocada num copo de água para ser dissolvida. A água seria mais tarde esvaziada na terra.

Contudo, passados alguns dias uma freira percebeu que a hóstia não se tinha dissolvido e que tinha uma marca encarnada. Após examinação por dois médicos foi determinado que a marca era de facto tecido do músculo do coração.

A polícia investigou o assunto mas não encontrou quaisquer indícios de actividade criminosa que justificasse a origem do tecido humano.

Na história da Igreja há vários casos de milagres eucarísticos, que têm em comum o facto da hóstia consagrada se transformar em tecido humano, sempre do coração, ou em vinho consagrado a transformar-se em sangue humano. Normalmente estes milagres são vistos como acontecendo em resposta a um acto de profanação ou falta de respeito pela Eucaristia.

O Vaticano está a fazer a sua própria investigação para determinar se se trata mesmo de um milagre, mas ainda não se pronunciou.