Tempo
|

Catequese Quaresmal

Páscoa é “expressão máxima da Fé cristã”

24 mar, 2013

A catequese quaresmal voltou a ser lida por D. José Policarpo.

Páscoa é “expressão máxima da Fé cristã”
Páscoa é “expressão máxima da Fé cristã”
A celebração pascal é a “expressão máxima da Fé cristã” e a Igreja deve ser testemunho vivo e autêntico dessa Fé, disse esta tarde o Cardeal Patriarca de Lisboa, na catequese quaresmal deste Domingo de Ramos. “A Fé é celebração da morte e ressurreição de Cristo” foi o título da mensagem quaresmal do Patriarca para este primeiro dia da Semana Santa.

A celebração pascal é a “expressão máxima da Fé cristã” e a Igreja deve ser testemunho vivo e autêntico dessa Fé, disse esta tarde o Cardeal Patriarca de Lisboa.

Na catequese quaresmal deste Domingo de Ramos, D. José Policarpo lembrou que “a proclamação da Palavra de Deus, na Igreja, não pode ser só discurso” ou “enunciado doutrinal”. Para atrair a Cristo a Igreja tem de ser exemplo, como o que o novo Papa tem dado.

“Esta atracção é real, sempre que a Igreja testemunha a sua autenticidade de acontecimento da salvação. A recente eleição do novo Papa foi disso testemunho: nos gestos simples da sua autenticidade cristã, atraiu multidões, surpreendendo aqueles para quem a Igreja estava em decadência. É a radicalidade do amor que leva a Igreja a atrair todos os que procuram a vida, no realismo da sua existência. Atraídos pelo mistério pascal de Cristo, os homens encontram n’Ele a luz que esclarece as suas dúvidas e os seus enigmas”, disse.

“A Fé é celebração da morte e ressurreição de Cristo” foi o título da mensagem quaresmal do Patriarca para este Domingo de Ramos, o primeiro dia da Semana Santa.