Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Imigrantes. ​Governo critica autarquias que “se demitem” de fiscalizar sobrelotação nas casas

06 jul, 2023 - 08:33

Ministra dos Assuntos Parlamentares dá como exemplo Mouraria, em Lisboa, ou Alcochete, e reconhece que há um problema de tráfico humano em Portugal. Câmara de Lisboa recusa, para já, comentar as críticas de Ana Catarina Mendes.

A+ / A-

A ministra dos Assuntos Parlamentares Ana Catarina Mendes reconhece que há problemas de tráfico humano em Portugal e diz ser inadmissível que as autarquias não fiscalizem os sítios onde os imigrantes estão a morar, em muitos casos sem condições dignas.

“Acho inadmissível que as Câmaras Municipais se demitam de uma função que têm na lei, que é da fiscalizar o número de pessoas que vivem em cada uma das habitações e as condições em que vivem”, afirmou a governante, em declarações à CNN Portugal, na quarta-feira à noite.

Ana Catarina Mendes dá dois exemplos: “Quer na Mouraria, quer em Alcochete esta fiscalização tem de ser feita”.

O presidente da Câmara de Lisboa é Carlos Moedas, eleito pela coligação PSD/CDS-PPMPT/PPM/Aliança. Já em Alcochete, o presidente é Fernando Pinto, eleito pelo PS.

Contactada pela Renascença, a Câmara de Lisboa não comenta, por agora, as críticas de Ana Catarina Mendes. O vice-presidente da autarquia da capital, Filipe Anacoreta Correia, mostrou-se indisponivel para prestar esclarecimentos sobre o assunto, remetendo para mais tarde a possibilidade de uma reação por parte da autarquia.

A Renascença procura também a reação da autarquia de Alcochete, mas até agora sem sucesso.

No fim de junho, em Alcochete, as autoridades levaram a cabo uma operação na qual identificaram 243 imigrantes. Na altura, a reportagem da Renascença identificou que muitos viviam em condições difíceis.

Em fevereiro deste ano, na Mouraria, morreram duas pessoas e 14 ficaram feridas num incêndio que deflagrou numa habitação onde residiam cerca de duas dezenas de pessoas.

[notícia atualizada às 9h20]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    06 jul, 2023 Palmela 10:46
    As autarquias ja fazem muito" recolhem o lixo que eles fazem! Quanto mais gente desta vier pra portugal mais lixo ha pra recolher" a nao ser que como eles sao tao pobres se alimentem de lixo!
  • Maria
    06 jul, 2023 Palmela 10:36
    Fiscalize o estado ! Nao sao as autarquias que fazem as leis!

Destaques V+