Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Frederico Varandas

"Um nojo". Varandas diz que acusação a Boaventura é contra o "mensageiro e não o beneficiado"

03 abr, 2023 - 22:00 • Redação

Presidente do Sporting compara casos de corrupção que envolvem o Benfica ao Apito Dourado e pede "coragem à justiça". Varandas iliba Rui Costa de culpas diretas, mas critica a sua reação: "Não é ruído externo, é interno e é ensurdecedor".

A+ / A-

"Isto é um nojo". Frederico Varandas, presidente do Sporting, compara os casos de acusação de corrupção desportiva em que o Benfica está envolvido ao caso "Apito Dourado", que envolveu o FC Porto.

Sobre a acusação de corrupção ao empresário César Boaventura, Varandas não compreende a decisão do Ministério Público de não acusar a SAD encaranda.

"Não concordamos. Aliás, concordo com tudo o que está lá, mas falta a peça central do puzzle [o Benfica]. O Ministério Público está a acusar o mensageiro, mas não acusa o mentor e beneficiado deste esquema de crime organizado", começou por dizer, em declarações aos meios do clube.

Varandas questiona a acusação do Ministério Público: "Referem que ele tenta corromper quatro jogadores, que se tivessem aceitado, iria custar 480 mil euros. Consideram que o César Boaventura, por hobby pessoal, iria gastar 480 mil euros para a sua equipa ganhar".

"Há uma escuta em que ele diz mesmo ao jogador que o presidente Luís Filipe Vieira está na posição de oferecer isto ou aquilo. O Luís Filipe Vieira e a Benfica SAD não estão a ser envolvidos, achamos que é um erro e esperamos que seja corrigido", explica.

O Ministério Público (MP) acusa o empresário César Boaventura de três crimes de corrupção ativa e um outro de forma tentada em benefício do Benfica. Estão em causa indícios recolhidos de que Boaventura aliciou ou tentou aliciar os então jogadores do Rio Ave Marcelo, Cássio e Lionn e o antigo guarda-redes do Marítimo Salin, na época 2015/16, para manipular os resultados de jogos de modo a beneficiar o Benfica.

O presidente dos leões liga o caso de Boaventura com o "e-Toupeira", em que Paulo Gonçalves, antigo assessor jurídico da SAD, foi condenado a dois anos e seis meses de prisão, com pena suspensa, por corrupção.

"É extremamente difícil dizer até que não é pior. Foi condenado, era assessor jurídico, braço direito de Luís Filipe Vieira. Foi condenado por considerarem que corrompia sem ninguém do Benfica saber de nada. O Sporting foi vítima deste esquema criminoso, deportivamente e de milhões no ponto de vista financeiro. Isto é um nojo, é igual ao Apito Dourado há 20 anos. Não pode ter lugar no desporti e a justiça tem de ter coragem de limpar", atira.

Varandas questiona ainda o caso "Saco Azul", em que a SAD do Benfica, para além de Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira estão acusados de fraude fiscal.

"Ainda será julgado, mas o que veio a público é que um clube tinha um sistema falso de faturas para libertar um milhão de euros em dinheiro vivo. Para que era? Vai ser acusado de evasão fiscal, mas o dinheiro era para quê?", questiona.

Varandas iliba Rui Costa, mas critica reação

O presidente do Sporting "acredita que Rui Costa não estivesse envolvido e não sabia o que se passava". No entanto, diz que "agora sabe" e lamenta a resposta do atual presidente do Benfica, "vice" à data dos crimes acusados.

"É preciso demonstrar com atos que se é diferente. Discordo quando ele apela aos sócios para se manterem imunes ao ruído exterior. Não existe ruído exterior, é interior e ensurdecedor. Não basta dizer que se pertence ao lado bom, é preciso demonstrar", atira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Juíz Vermelho
    04 abr, 2023 Catedral da Luz 08:21
    Isso é discurso encomendado pelo outro membro da Santa Aliança, ou és tu a pores-te em bicos de pés porque estás a prever outros 19 anos sem ganhar o Campeonato e tens de desviar as atenções disso?
  • EU
    03 abr, 2023 PORTUGAL 22:07
    Este indivíduo nunca mais se CALA sobre o APITO DOURADO? Já disse aqui RR, por vezes, que os SENHORES INTERESSADOS devem pedir ao arquivo da TSF as MINHAS DECLARAÇÕES feitas através do programa BANCADA CENTRAL no último jogo em que o FCPORTO foi tricampeão. Vá à TSF e OUÇA a gravação. Vem a propósito. Há meia dúzia de dias relembrei ALGUNS dos restaurantes, a amigos meus, onde NUNCA PAGUEI uma refeição, pois as mesmas estavam SEMPRE PAGAS. Mas nunca estive SOZINHO. Quando não SOUBEMOS as coisas, temos a OBRIGAÇÃO de estar calados. Nessa ALTURA, quem hoje é Homem, era uma criança. Já AGORA quem comia FRUTA, comia porque GOSTAVA e repetia. Vinte anos é muito tempo.

Destaques V+