Tempo
|
A+ / A-

MP acusa empresário César Boaventura de corrupção em benefício do Benfica

27 mar, 2023 - 19:23 • Redação

Informação avançada pelo jornal "O Jogo", que diz ter tido acesso ao acórdão. Empresário é suspeito de ter aliciado ou tentado aliciar jogadores do Rio Ave e do Marítimo.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) acusa o empresário César Boaventura de três crimes de corrupção ativa e um outro de forma tentada em benefício do Benfica, segundo avança o jornal "O Jogo", esta segunda-feira.

De acordo com aquele jornal, que diz ter tido acesso ao despacho do MP, estão em causa indícios recolhidos de que Boaventura aliciou ou tentou aliciar os então jogadores do Rio Ave Marcelo, Cássio e Lionn e o antigo guarda-redes do Marítimo Salin, na época 2015/16, para manipular os resultados de jogos de modo a beneficiar o Benfica.

As alegadas abordagens aos jogadores ocorreram dias antes do Rio Ave-Benfica, da 31.ª jornada, disputado a 24 de abril de 2016, e do Marítimo-Benfica, da 33.ª e penúltima ronda, que teve lugar a 8 de maio. Os encarnados venceram ambos os jogos, por 1-0 e 2-0, respetivamente.

Em publicação no Facebook, esta segunda-feira, César Boaventura garante que seguirá "na luta e na senda da verdade".

"Um dia a história montada à minha volta vai ter um fim. Confio plenamente na justiça e dessa em momento algum vou abdicar também", escreveu o empresário, em reação à notícia da acusação.

Denúncias conhecidas em 2018 e 2019


Em 2018, o "Correio da Manhã" adiantou que a polícia investigava César Boaventura por suspeitas de tentativa de aliciamento de, pelo menos, quatro jogadores do Marítimo. Um deles era o defesa Patrick.

No caso do Rio Ave, foi Lionn a fazer a denúncia. Em 2019, em audição no Tribunal de Esposende, a propósito de uma queixa de Cássio contra Boaventura, por difamação, o brasileiro revelou que o empresário tinha tentado aliciá-lo e a dois companheiros, antes de um jogo com o Benfica.

"César Boaventura tentou comprar-me antes do jogo contra o Benfica. A mim, ao Cássio e ao Marcelo", alegou Lionn, segundo o jornal "Expresso".

O próprio Cássio, mais tarde, denunciou Boaventura por alegada tentativa de suborno. Também de acordo com o "Expresso", o antigo guarda-redes do Rio Ave terá contado a um amigo, via telemóvel, que o empresário lhe oferecera 250 mil euros, "mandatado por Luís Filipe Vieira", ex-presidente do Benfica, para facilitar num jogo com os encarnados.

No dia 31 de maio de 2018, contactado pela Renascença acerca das suspeitas de aliciamento a jogadores do Marítimo, Boaventura declarou estar inocente e disse que as acusações faziam "parte de um esquema montado pelo presidente do Sporting", então Bruno de Carvalho.

"O Jogo" acrescenta que César Boaventura mantinha uma relação estreita com Luís Filipe Vieira e, por arrasto, com a SAD do Benfica. Contudo, a sociedade não pode ser acusada nem penalizada no âmbito do processo, dado que não existia qualquer ligação contratual ao empresário. As suspeitas que visavam a SAD encarnada foram, portanto, arquivadas.

[notícia atualizada às 22h25 - reação de Boaventura no Facebook]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    28 mar, 2023 PORTUGAL 10:45
    Fico agora a saber que não foi Gente do Norte que montou o ESQUEMA para a acusação. O que se DIRIA se fossem ! !EU
  • José Carlos Marques
    28 mar, 2023 Castelo Branco 07:28
    Uma reciclagem de 2017 com a novidade de que saiu uma acusação. Lionn é arguido por difamação. Cássio, existe um áudio das declarações dele, feitas em tribunal, que demonstram o contrario do que está neste processo. Agora é juntar o dia em que sai a notícia, os jornais e rádio que as colocam no altifalante e a zona do MP em que está acusação é elaborada. Uma tristeza estas personagens.
  • Joaquim Correto
    27 mar, 2023 Paços 22:53
    Desde o inicio de janeiro, toda a gente percebeu que o Ministério Público ia "atacar" com o mesmo modus operandi, já visto anteriormente, e a melhor maneira do Benfica se defender deste modus operandi do Ministério Público é a direção e equipa técnica do Benfica estarem unidos e os jogadores em vez de darem "apenas" o litro, comerem a relva para ganharem os jogos! O jogo com o Rio Ave vai exigir muito da equipa do Benfica!

Destaques V+