Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting oficializa contratações de Marcus Edwards e Slimani

01 fev, 2022 - 01:03 • Redação

Leões pagam quase oito milhões ao Vitória de Guimarães pelo inglês, cedem Bruno Gaspar, emprestam Geny Catamo e dão direito de "preferência e exclusividade" por Gonzalo Plata.

A+ / A-

O Sporting oficializou as contratações de Marcus Edwards ao Vitória de Guimarães, tal como a Renascença avançara, e de Islam Slimani.

Mesmo antes de o clube de Alvalade confirmar os negócios, os dois jogadores apareceram na lista final de inscrições da Liga relativa ao mercado de janeiro.

Conforme a Renascença apurou e o Vitória confirma no site oficial, o Sporting paga 7,67 milhões de euros por 50% do passe do extremo inglês, de 23 anos. O acordo contempla, ainda, bónus que podem atingir um total de 500 mil euros, "mediante objetivos desportivos a atingir" pelos leões.

O Vitória conseguiu, ainda, evitar pagar os 10% de mais-valia a que o Tottenham teria direito por Marcus Edwards. O clube inglês também prescindiu da compensação que lhe seria devida pelos direitos de formação do jogador.

Gaspar e Catamo no Vitória, que tem preferência por Plata


A transferência de Edwards também contempla a mudança de dois jogadores, ambos inscritos pelo Vitória: Bruno Gaspar e Geny Catamo.

Gaspar ruma a Guimarães em definitivo, com contrato válido até junho de 2026. O lateral-direito internacional angolano, de 28 anos, regressa ao Castelo, que defendeu entre 2014 e 2017, e abre a porta à saída de Sacko. O lateral-direito maliano foi oficializado nos franceses do Saint-Étienne.

Catamo, de 21 anos, é emprestado ao Vitória até ao final da época. Os minhotos salvaguardam "preferência para extensão o vínculo com o internacional moçambicano para 2022/23".

Além disso, o Vitória fica com "direito de preferência e exclusividade" para a transferência definitiva, a partir da época 2022/23, de Gonzalo Plata. Preferência essa que será "válida para outro(s) jogador(es) do Sporting caso não seja exercida pelo internacional equatoriano".

Marcus Edwards, de 23 anos, vai reforçar o Sporting e Rúben Amorim vê, assim, compensada a saída de Tiago Tomás para o Estugarda e, por outro lado, precavido o eventual regresso de Sarabia ao PSG. O inglês fez três temporadas no Vitória. Esta época, tem oito golos, em 24 jogos.

Edwards vai vestir a camisola 23 do Sporting.

Slimani regressa a Alvalade, seis anos depois, a custo zero


O regresso de Slimani ao Sporting já tinha sido oficializado pelo Lyon, no anúncio da rescisão do contrato que unia o clube francês ao ponta de lança internacional argelino, de 33 anos, até ao final da época.

Slimani chegou a França em janeiro de 2021, proveniente do Leicester City, de Inglaterra, a custo zero. Disputou 37 jogos pelo Lyon e marcou oito golos. Agora, volta a Alvalade a custo zero, seis anos depois.

O argelino representou o Sporting entre 2013 e 2016. Nessas três temporadas, marcou 57 golos em 111 jogos e ajudou a conquistar uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

O regresso de Slimani a Alvalade foi facilitado pela saída de Tiago Tomás, emprestado aos alemães do Estugarda com opção de compra. Rúben Amorim volta a contar com dois avançados: o argelino e Paulinho.

Slimani volta a usar a camisola 9 do Sporting.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Hilário
    03 fev, 2022 S. Mateus 02:38
    E já fez hoje uma grande entrada. Só falta o Slimani.
  • Manuel Matias
    02 fev, 2022 Lisboa 03:23
    Uma grande contratação, ainda que cara. Mas despacha-se o Bruno Gaspar e ainda se põe a rodar o Geny Catamo. Em boa hora, clube subiu o jogador à equipa principal.

Destaques V+