Tempo
|
A+ / A-

Ginástica Artística

Chinês Zhang Boheng campeão do mundo de "all around"

22 out, 2021 - 15:00 • Redação com Lusa

Baixa na ginástica artística em Tóquio 2020, Zoheng bateu o campeão olímpico, o japonês Daiki Hashimoto, 0,17 pontos.

A+ / A-

O chinês Zhang Boheng bateu o japonês Daiki Hashimoto, esta sexta-feira, na luta pelo ouro no concurso geral ("all around") dos Mundiais de ginástica, a decorrer em Kitakyushu, Japão, por uma diferença mínima.

Ausente da equipa chinesa nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Boheng mostrou-se agora o mais forte do mundo, com uma pontuação de 87,981. Pouquíssimo acima dos 87,964 que registou Hashimoto, o recém-laureado campeão olímpico, de 19 anos, que teve de contentar-se com a prata. O ucraniano Illia Kovtun ficou com o bronze, com 84,899 pontos.

O novo campeão, nascido em 2000, conseguiu as pontuações mais altas em três dos seis eventos da prova: solo, cavalo e barras paralelas.

A vitória de Zhang Boheng surpreendeu, uma vez que Hashimoto era o favorito a conseguir uma "dobradinha" de ouros. O japonês tinha-se consagrado como o mais jovem campeão olímpico no "all around".

A campeã feminina do concurso geral, realizado na quinta-feira, foi a russa Angelina Melnikova, numa final em que Filipa Martins alcançou o sétimo lugar, o melhor resultado de sempre da ginástica portuguesa.

Os Mundiais prosseguem sábado e domingo com as finais de cada aparelho, no feminino e no masculino. Filipa Martins, que conseguiu um apuramento inédito nas barras assimétricas, entra em ação às 10h25.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+