Tempo
|
A+ / A-

Ativismo no Desporto

"É importante que atletas russos se manifestem", diz presidente do Sindicato dos Jogadores

04 mar, 2022 - 18:16 • Núria Melo

Depois de vários atletas russos em Portugal se terem manifestado contra a guerra na Ucrânia, Joaquim Evangelista diz que o ativismo no desporto é importante para o futebol e para todo o mundo.

A+ / A-

O presidente da Direção do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol salienta a importância do ativismo entre os atletas, depois de, nos últimos dias, vários desportistas russos em Portugal se terem manifestado contra a guerra que se vive na Ucrânia.

Em entrevista à Renascença, Joaquim Evangelista diz que "o ativismo no futebol é uma realidade", sendo importante "não só para o desporto, mas também para o mundo".

O presidente do sindicato diz que este papel dos atletas se tem verificado em várias lutas, “desde o 'Black Lives Matter', passando pelas questões dos direitos humanos, igualdade de género e abusos sexuais".

Num outro plano, o presidente do Sindicato dos Jogadores dá conta de que "há vários jogadores estrangeiros que, por não se identificarem com o conflito entre Rússia e Ucrânia, pedem para abandonar os clubes russos".

Joaquim Evangelista salienta a importância das entidades mundiais do desporto, que "têm recebido pedidos de apoio dos atletas em clubes russos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+