Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ginasta russo exibe símbolo de apoio à invasão da Ucrânia na Taça do Mundo

07 mar, 2022 - 11:17 • Inês Rocha

Ivan Kuliak vai ser alvo de um processo disciplinar, após ter exibido a letra "Z" ao peito, durante a cerimónia de entrega de medalhas de uma prova.

A+ / A-

O ginasta russo Ivan Kuliak vai ser alvo de um processo disciplinar, após ter exibido a letra "Z" ao peito, símbolo gráfico que significa "Pela Vitória" e é um símbolo do apoio à invasão russa da Ucrânia, durante a Taça do Mundo em Doha, no Catar.

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) diz ter aberto um processo disciplinar contra Kuliak pelo seu "comportamento chocante".

Kuliak ganhou o bronze na final da prova de barras paralelas e exibiu uma letra "Z" durante a cerimónia de entrega de medalhas, ao lado do vencedor da medalha de ouro, Illia Kovtun, da Ucrânia.

A letra "Z" tornou-se simbólica com a invasão russa da Ucrânia e tem sido pintada na lateral de tanques e veículos militares, além de ter sido usada por políticos pró-guerra na Rússia.

Este fim de semana foi a última oportunidade para ginastas russos e bielorussos competirem, depois de os seus países terem sido sancionados pela FIG, em resultado da invasão russa da Ucrânia.

A partir desta segunda-feira, atletas russos e bielorussos não serão autorizados a participar em competições da FIG ou em competições sancionadas pela FIG.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+