Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga diz que propôs adiamento do jogo e que Belenenses SAD e Benfica recusaram

29 nov, 2021 - 20:23 • Redação

Informação que contraria as declarações do presidente do Belenenses SAD. Rui Pedro Soares disse à CNN Portugal que a Liga "não quis tomar qualquer diligência para adiar o jogo".

A+ / A-

A Liga Portugal garante que colocou a Belenenses SAD e Benfica a possibilidade de adiamento do jogo de sábado, da 12.ª jornada da I Liga, e que ambos os clubes, nas pessoas dos delegados de jogo, recusaram.

Em nota oficial, esta segunda-feira, o organismo diz que, "imediatamente antes da reunião preparatória do jogo", o seu delegado "questionou os delegados de jogo dos clubes sobre a possibilidade de adiamento, tendo sido afirmado por ambos que essa hipótese não se colocava".

Informação que contraria as palavras do presidente da Belenenses SAD, que em entrevista à CNN Portugal afirmou que, na reunião preparatória, a uma hora da partida, reclamou a decisão de haver jogo e que, nessa altura e antes, a Liga "não quis tomar qualquer diligência para adiar".

"Solicitei o adiamento à diretora-executiva da Liga, Helena Pires. Recebi um SMS a dizer que tinha oito jogadores que não constavam dessas listagens. A Liga Portugal não quis tomar qualquer diligência para adiar o jogo. Tinha obrigação de o fazer", afirmou Rui Pedro Soares.

A Liga Portugal, que reuniu de emergência esta segunda-feira, manifesta "enorme consternação" pelo ocorrido no Belenenses SAD-Benfica, que deu uma "imagem extremamente negativa" do futebol português.

No sábado, o Belenenses SAD entrou em campo com apenas nove jogadores, dois deles guarda-redes, disponíveis para defrontar o Benfica, devido a um surto de Covid-19 que atingiu o plantel. O encontro acabaria por ser interrompido no arranque da segunda parte, aos 48 minutos, depois de os azuis terem ficado sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo, sete.

Liga questiona decisões prévias ao jogo


A Liga Portugal avançou, no domingo, com uma participação disciplinar para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, para averiguação de “eventuais responsabilidades”. Agora, pede uma “reunião urgente com a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e Direção-Geral da Saúde, para análise da atual situação e antecipar eventuais mudanças nos protocolos”.

O organismo questiona a decisão da delegada de Saúde, quando se suspeitava da “existência da estirpe Ómicron no plantel do Belenenses SAD, agora confirmada através de análises preliminares efetuadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge”.

"A Liga Portugal questiona qual o critério que levou a delegada de Saúde a não considerar os nove jogadores disponíveis como contactos de alto risco, sendo que alguns deles tiveram, comprovadamente, contacto direto no jogo anterior com elementos positivos", pode ler-se.

O organismo também indaga se todos os agentes desportivos presentes no estádio não deveriam ter sido, previamente ao encontro, colocados ao corrente e informados "dos riscos associados". Pergunta, ainda, às autoridades de saúde quais foram os critérios para a libertação de três jogadores a menos de uma hora do início da partida.

A Liga de Clubes informa, por fim, que vai trabalhar, com caráter de urgência, numa "proposta de revisão das normas relevantes" do Regulamento das Competições, "de forma a reforçar os mecanismos à disposição da direção para atuar em matéria de adiamento de jogos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+