Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A seleção vence e convence. Por isso, Bruno Pinheiro acredita que "convocatórias nem deveriam ser tema"

15 nov, 2023 - 18:15 • Pedro Castro Alves

Treinador português considera que Roberto Martínez tem feito um "excelente trabalho, merece a confiança e um pouco menos falatório."

A+ / A-

O treinador Bruno Pinheiro não compreende o motivo para as críticas às convocatórias do selecionador nacional uma vez que a seleção nacional está a vencer e convencer.

Em entrevista a Bola Branca, o ex-selecionador das camadas jovens do Qatar não compreende tantas críticas às escolhas de Roberto Martínez, que tem sido acusado de manter o grupo fechado a caras novas, mesmo quando há baixas que permitiriam a convocatória de outros jogadores.

“Estando a ganhar, acho que [as convocatórias] não deveriam sequer ser tema de conversa. Tem feito um excelente trabalho, merece a confiança e um pouco menos falatório à volta da listagem de jogadores", começa por explicar.

O treinador explica a sua opinião: "Vai ser sempre assim. Para entrar alguém tem de sair alguém, quem entrar vai ter muita qualidade e quem sair vai ter sempre muita qualidade, há que respeitar, ele sabe o que quer ver no campo. Acho que só devemos apoiar e estar felicíssimos com os resultados alcançados”

Bruno Pinheiro, de 47 anos, é o atual treinador do Al-Sadd, do Qatar. Em Portugal, orientou o Estoril Praia e foi campeão da II Liga. Foi ainda treinador-adjunto do Eupen, da Bélgica, e selecionador do Qatar sub-23 e sub-20. Numa fase inicial da carreira foi treinador das camadas jovens do Belenenses, Mafra e treinou a equipa principal do Eléctrico.

Portugal venceu todos os jogos de apuramento para o Euro 2024 e já tem presença assegurada e com o primeiro lugar do grupo garantido.

Restam dois jogos, no Liechtenstein e a receção à Islândia. Roberto Martínez garante que não são partidas para fazer testes e Bruno Pinheiro concorda: “Eu acredito muito no plano A das equipas. Enquanto treinadores de seleção não temos muito tempo, é muito difícil adquirir um bom plano A, quanto mais adquirir um bom plano A e um bom plano B".

Ainda assim, reconhece uma oportunidade para ver os jogadores que têm sido menos usados nas últimas convocatórias.

"Acredito é que sejam jogos para ele testar jogadores que tiveram menos tempo de jogo no seu plano A, para poder comparar com os que têm jogado. É um treinador com muita experiência, que sabe o que faz e acho que temos todos de confiar no seu trabalho”, termina.

Roberto Martínez convocou 26 jogadores, mas levará apenas 23 para Vaduz, no Liechtenstein, devido a uma vaga de lesões que não motivou grandes substituições nas convocatórias.

Diogo Dalot, por motivos pessoais, e os lesionados Pepe, Nelson Semedo, Matheus Nunes e Rafael Leão foram dispensados. No entanto, foram apenas convocados Raphael Guerreiro - que está também limitado fisicamente e ainda não treinou - e o estreante João Mário.

Leão, Matheus Nunes e Pepe não deram lugar a substitutos por opção de Roberto Martínez, o que reduziu o grupo para 23 atletas.

A seleção nacional defronta o Liechtenstein na quinta-feira, às 19h45, em Vaduz, e, três dias depois, a Islândia, no Estádio José Alvalade, à mesma hora.

Portugal lidera o Grupo J, com 24 pontos, mais oito do que a Eslováquia, segunda classificada, com o Luxemburgo, terceiro, a somar 11. A Islândia é quarta colocada, com 10 pontos, à frente da Bósnia-Herzegovina, com nove, e do Liechtenstein, último, sem qualquer ponto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+