Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Luís Mendes

"Benfica não pode sair prejudicado pela centralização de direitos"

22 mai, 2023 - 11:33 • Redação

Administrador da SAD do Benfica assume preocupação com o valor a distribuir pelos clubes. Liga prevê 300 milhões de euros. Luís Mendes entende que se tratar de uma perspetiva demasiado otimista.

A+ / A-

Luís Mendes, administrador da SAD do Benfica, assume preocupação com a centralização dos direitos televisivos da I Liga, prevista para 2027, no sentido em que no horizonte está uma possibilidade que o dirigente não quer ver concretizada.

"A ideia chave é que o Benfica não pode nunca sair prejudicado da negociação centralizada. Na essência, estou de acordo com a ideia, o futuro será esse. Tem de partir do princípio que o Benfica não pode sair prejudicado. Mas claro que queremos redistribuição, queremos diminuir o 'gap' [a diferença] para os que menos recebem, a classe média dos nossos clubes tem de subir. Mas o ponto chave é que o Benfica não pode sair prejudicado", reforça Luís Mendes, na 2.ª Conferência Bola Branca, da Renascença, esta segunda-feira.

O também vice-presidente do Benfica consubstancia a sua preocupação em números. Luís Mendes tem dificuldades em acreditar no valor que a Liga prevê para distribuição pelos clubes.

"Há variáveis que ainda não consegui entender. O estudo da Liga, por um passe de mágica, apresenta 300 milhões para dividir e não consigo entender como lá chegam. A matriz de distribuição não está aprovada e se vai ser representativa da dimensão social do Benfica (...) 300 milhões não me parece [real]. A última discussão sobre centralização que tivemos foi na liga holandesa e foram 80-90 milhões; uma liga que até é mais competitiva que a nossa, num meio socioeconómico mais evoluído que o nosso. Não estou a ver como vamos chegar aos 300", diz o dirigente.

Luís Mendes amplifica a sua preocupação, concluindo que se o Benfica "baixar os valores [de receita], vai perder competitividade". Nesse sentido, o processo é acompanhado com toda atenção pelo clube. A centralização dos direitos televisivos no futebol português está prevista para 2027, mas Pedro Proença, presidente da Liga, já admitiu antecipar o processo. A estratégia passa por nivelar as receitas televisivas, permitindo aos clubes mais pequenos um encaixe maior.

Esta segunda-feira, numa parceria com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, o auditório da Renascença recebe a segunda edição desta conferência que, este ano, põe o foco no tema “Talento, Ética e Igualdade no Desporto”. Estes são três valores fundamentais tanto no futebol como nas várias modalidades desportivas que se praticam em Portugal.

Mais de 20 oradores debatem como se descobrem e desenvolvem talentos no Desporto, como se conquista a Igualdade, como tornar o mundo desportivo mais seguro e o que está a mudar no futebol.

De Grimaldo à centralização dos direitos, Luís Mendes fala do presente e futuro do Benfica
De Grimaldo à centralização dos direitos, Luís Mendes fala do presente e futuro do Benfica
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    25 mai, 2023 Paços 08:46
    A julgar pela votação nas ultimas eleições legislativas, apenas 5% dos portugueses preferem o comunismo a outros sistemas, mas pelos vistos no futebol há muita gente a querer o comunismo! Fica provado que é tudo uma questão de interesse próprio, conforme as circunstancias! O Benfica só tem que fazer uma coisa, se sentir que é prejudicado na centralização dos direitos televisivos, tem que considerar deixar de jogar na Liga portuguesa e passar jogar na Liga Espanhola! E garanto-vos que terá o apoio de muitos benfiquistas!

Destaques V+