Carlos Carvalhal acredita no sucesso de David Carmo no FC Porto. O treinador lembra, em entrevista a Bola Branca, que o central está, agora, num clube onde a exigência de vencer é maior e explica que os erros fazem parte do crescimento.

O ex-treinador do Sporting de Braga, que acaba de assinar contrato com o Celta de Vigo, da Liga espanhola, foi o grande responsável pela afirmação de David Carmo no Minho, permitindo a sua transferência para o FC Porto, onde tem cometido alguns erros criticados pelo treinador Sérgio Conceição.

Apesar dos contratempos, Carvalhal acredita que o seu ex-jogador conseguirá impor-se, apesar do "salto de exigência".

"O Sporting de Braga é um grande clube que tem jogado mais na Liga Europa, o FC Porto é um grande clube que tem jogado mais na Liga dos Campeões. O FC Porto joga declaradamente para o título, tem a obrigação de vencer os jogos todos. Há aqui uma exigência competitiva superior", sustenta.

Carlos Carvalhal lembra que há alguns aspetos técnicos que devem ser lembrados, como o facto de David Carmo ter jogado, na temporada passada, "numa linha de três centrais a atacar pelo meio":

"Estava sempre protegido à sua esquerda, normalmente pelo Diogo Leite. No FC Porto, joga numa linha de quatro e, à sua esquerda, tem o Zaidu, que é muito ofensivo. Normalmente, nos momentos de transição defensiva, tem um espaço maior para percorrer. Há sempre uma adaptação e o David está neste processo. Há uma exigência do treinador e o Sérgio Conceição faz bem em ser exigente. O David está a cometer alguns erros no seu processo de evolução, o que é natural. Basta ver que o António Silva no Benfica também já cometeu alguns erros. São situações naturais no processo de amadurecimento de um jogador. Penso que o David Carmo vai conseguir corresponder às expetativas, é bom jogador, é bom menino."

Vitinha tem caracteristicas diferentes do habitual


Carlos Carvalhal destaca, também, a evolução do avançado Vitinha, que ajudou a crescer no Sporting de Braga. O ponta de lança, de 22 anos, pode chegar a um nível muito elevado no futebol mundial, diz o treinador que o lançou.

"É um jogador que está em evolução, que colocámos a frente de jogadores que na altura tinham um melhor currículo, pelo seu valor, pela sua competência. Um jogador com características diferentes daqueles que temos aqui em Portugal. Muito poderoso, muito forte no ataque ao espaço. Ainda está a evoluir, tem todas as condições para ser um jogador de elevado plano", enaltece.

Carvalhal considera que Vitinha "tem todas as condições" para, no futuro, também ser um jogador de seleção, com "grande utilidade" para Portugal.

"A continuar assim, com esta evolução e humildade, vai permitir ao Sporting Clube de Braga um encaixe financeiro significativo. Se sair para um patamar de exigência ainda maior, ele vai conseguir acompanhar essa subida", afiança.

Benfica mais forte, Braga bem, Porto e Sporting limitados


Nesta entrevista à Renascença, em que deixou os comentários sobre o seu novo clube para os canais de comunicação do Celta de Vigo, Carlos Carvalhal aceitou olhar para a prestação na temporada das principais equipas do futebol português.

"O Benfica está num momento muito positivo, muito pressionante, onde tudo funciona, tudo está bem. O treinador tem sido inteligente a gerir o plantel, tem conseguido ter a equipa equilibrada nas diversas competições", salienta.

Já FC Porto e Sporting "estão mais limitados nas suas opções, em termos de rotatividade".

"Estão a sofrer por aí. Sem jogos das competições europeias, vai haver um pouco mais de normalidade nas equipas do Sporting e do FC Porto", prevê.

Além de ser o antecessor de Artur Jorge no comando do Braga, Carlos Carvalhal é adepto confesso do clube minhoto, que "tem estado bastante equilibrado nos resultados".

"No campeonato, está no segundo lugar, aproveitando o facto de ter um plantel que permite fazer rotatividade. Nas competições europeias, para já a participação é positiva", elogia.

Carlos Carvalhal é o novo treinador do Celta de Vigo, com contrato até 2024.