Tempo
|

Taça de Portugal

Jardel: "FC Porto é favorito, mas não podemos descartar o Sporting"

21 abr, 2022 - 10:20 • Carlos Dias com Redação

Antigo jogador dos dois emblemas prevê um FC Porto "confortável e com cautelas", confia nas alternativas para substituir Pepe e elogia crescimento do Sporting, que está bem entregue a Rúben Amorim.

A+ / A-

O antigo avançado Mário Jardel, ex-jogador de FC Porto e Sporting, acredita que os dragões são favoritos a chegar à final da Taça de Portugal pela vantagem na eliminatória, pelo iminente título de campeão nacional e por jogarem em casa.

Em entrevista a Bola Branca, Jardel prevê um FC Porto confortável e com cautelas, porque é o Sporting que tem de lutar pela vitória.

"Todos sabem que o FC Porto está na mó de cima, é uma equipa que está bem montada. Acredito que vai ser um jogo muito interessante. O Sporting tem de atacar o jogo, precisa disso. O FC Porto vai estar confortável com cautelas, quem tem a responsabilidade de atacar é o Sporting", atira, antes de lançar um favorito.

"O FC Porto é o favorito, ainda por cima joga em casa com o apoio dos seus adeptos, está confiante por liderar o campeonato, tem uma equipa bem organizada, à Porto, por isso é o favorito, mas não podemos descartar o Sporting que tem jogado muito bem apesar de ter tropeçado com o Benfica", explica.

Foto: Neal Simpson/ PA Images via Reuters Connect
Foto: Neal Simpson/ PA Images via Reuters Connect
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: DR
Foto: DR

Ausência de Pepe tem impacto

O FC Porto confirmou a ausência de Pepe para o clássico, embora tenha apresentado uma providência cautelar para tentar suspender o castigo a tempo de contar com o capitão. Jardel assume o forte impacto da ausência do central.

"Tem um peso enorme, o Pepe é um líder mas o Sérgio Conceição tem alternativas para substituir o Pepe. É um jogador com uma idade avançada, mas quando é utilizado faz a diferença. Acredito que não será um problema para o Porto, pelo plantel que tem", explica.

Olhando para lá da Taça de Portugal, Jardel acredita que o FC Porto será um justo campeão nacional.

"Sei o que é ser campeão pelo Porto, conheço bem a casa. O Porto teve mérito para chegar a esta situação e está muito próximo do título. Será um campeão justo, fez por merecer. Acredito que mais cedo ou mais tarde o FC Porto vai ser campeão", atira.

Campeão campeão nacional pelo Sporting, em 2002, Jardel elogia o crescimento dos leões com Rúben Amorim, a quem o clube está muito bem entregue, apesar de ter deixado escapar o bicampeonato.

"O Sporting cresceu, antes demorava muitos anos a ganhar títulos. Ganhou a época passada e esteve muito perto nesta. O Sporting está muito bem entregue ao Rúben Amorim, conhece bem a casa, já sabe onde errou esta época. O FC Porto esta época fez jogos muito bons, foi muito regular e isso fez a diferença para estar muito perto de conquistar o título. Acredito que o Sporting aprendeu com esta temporada, onde teve alguns precalços que fizeram entregar o título ao FC Porto", diz.

Jardel jogou quatro temporadas no FC Porto, entre 1996 e 2000. Depois de uma passagem pelo Galatasaray, voltou a Portugal para duas temporadas no Sporting. Venceu a Bota de Ouro nos dois clubes.

No total, o avançado brasileiro venceu quatro campeonatos, três Taças de Portugal e quatro Supertaças Cândido de Oliveira.

O FC Porto-Sporting joga-se esta noite, às 20h15, no Estádio do Dragão. Os dragões estão em vantagem na eliminatória, depois de vencerem em Alvalade por 2-1. O Tondela já confirmou presença na final. A partida terá relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+