Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo diz que caso Galamba é "sensível" e tem de ser tratado "discretamente"

01 mai, 2023 - 12:04 • Inês Braga Sampaio

Presidente da República guarda uma tomada de posição para o momento certo. Para já, há que tratar do caso com discrição.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República avisa que o caso Galamba é sensível e deve ser tratado com discrição, pelo que só assumirá uma posição no momento certo.

Em declarações aos jornalistas, esta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, para já, é tempo de tratar do caso com absoluta discrição.

"Matérias muito sensíveis de Estado são discretas, são dossiers tratados discretamente. Noutros tempos quando havia desvalorizações ou revalorizações de escudo era discreto. Os antecedentes de decisões como as respeitantes ao estado de emergência ou à renovação eram discretos. Questões que dizem respeito a dossiers importantes económicos ou políticos ou políticos e económicos, as intervenções são discretas. Por isso, aqui, tratando-se de uma matéria sensível, de relevância nacional, o tratamento tinha de ser discreto", sublinhou.

Questionado sobre quando será conhecida uma resolução sobre este assunto, que garantiu que seria "visível", Marcelo respondeu: "Quando for."

O Presidente da República frisou que, primeiro, ainda quer falar do caso com o primeiro-ministro, embora não tenha revelado quando o fará.

O ministro, a reunião e o computador


Em causa está a demissão do adjunto do Ministério das Infraestruturas Frederico Pinheiro, o envolvimento do Serviço de Informações de Segurança (SIS) na recuperação de um computador na posse de Pinheiro, que acusa o ministro João Galamba de omitir informação à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da TAP.

Galamba garante que o seu gabinete "nunca quis ocultar existência de quaisquer notas" à CPI, após uma reunião preparatória onde estiveram membros do Governo, da bancada parlamentar do PS e a então CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, dias antes de uma audição da mesma na comissão de economia da Assembleia da República.

O computador, que Frederico Pinheiro tentou recuperar, tinha, sabe a Renascença, informações classificadas sobre o plano de reestruturação da TAP e foi recuperado pelo SIS.

Em conferência de imprensa, este sábado, o ministro indicou que o mesmo é propriedade do Estado e que a natureza das informações contidas no computador levou o governante a contactar o primeiro-ministro e a ministra da Justiça.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    02 mai, 2023 aldeia 08:04
    Não serão casos "sensiveis" a mais ?
  • Digo
    01 mai, 2023 Eu 15:07
    A definição de "discrição" do Marcelo, é diferente do comum dos mortais. Basta ligar a Tv, ir à NET, ouvir o rádio e ninguém se cala com esta argolada - mais uma - do governo na pessoa do Galamba. O PM não falar, isso já sabemos que não faz: ele só dá boas notícias. Nas outras, ou se esconde e espera que a tormenta passe, ou recusa-se a falar. Agora, vir falar em tratar o caso com "discrição"... É tarde demais para isso.
  • João Lopes
    01 mai, 2023 Porto 12:09
    Agostinho de Hipona (354-430): «Um Estado que não se regesse segundo a justiça, reduzir-se-ia a um bando de ladrões».

Destaques V+