Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas. À segunda e quarta, às 9h15
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Censura a Fernando Pessoa - 16/01/2019
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Censura a Fernando Pessoa - 16/01/2019
H. Raposo

Censura a poema de Pessoa é "infantilizar os adolescentes"

16 jan, 2019


Num manual de 12º ano, o poema "Ode Triunfal", de Álvaro de Campos, teve alguns dos seus versos omitidos.

O comentador da Renascença Henrique Raposo crítica a omissão de alguns versos do poema "Ode Triunfal" num manual do 12º ano de escolaridade. "É infantilizar os adolescentes", diz o comentador, lembrando que se os alunos estão à beira da maioridade "para o ano já votam".

Segundo a Porto Editora, responsável pelo manual escolar, a omissão dos versos foi feita devido a “uma preocupação didático-pedagógica”, por considerarem que se trata de uma “linguagem explícita e que se relacionam com a prática de pedofilia”.

Raposo não está de acordo com a opção, defendendo ainda que o ensino da língua em Portugal insiste em "separar os jovens da leitura. "O ensino da língua não cria leitores, cria adultos que vão odiar ler", remata.

Já Jacinto Lucas Pires é da opinião que "quando se escolhe um poema para estudar, é para estudar por inteiro". "Se não se quer estudar por inteiro, escolhe-se outro autor ou outro poema", defende.

O escritor considera ainda que "há uma certa histeria em torno da palavra 'censura'".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.