Tempo
|
A+ / A-

Seleção Nacional

Fernando Santos abre a porta da seleção a Otávio

21 abr, 2021 - 07:20 • Pedro Azevedo , Carlos Dias

Médio do FC Porto já tem cartão do cidadão português. Selecionador admite que é possível convocá-lo para o Euopeu.

A+ / A-
Fernando Santos abre a porta da seleção a Otávio
Fernando Santos abre a porta da seleção a Otávio

Otávio poderá ser o segundo jogador brasileiro naturalizado a vestir a camisola da seleção portuguesa na era Fernando Santos, admite o selecionador nacional, em entrevista a Bola Branca.

O médio do FC Porto tem 26 anos e está desde os 19 em Portugal. “Tem tempo para chegar à seleção nacional”, declara Fernando Santos. Quiçá ainda antes do Europeu, em junho. “É uma possibilidade em aberto”, admite o selecionador nacional, a 51 dias do arranque da prova.

O primeiro brasileiro naturalizado português a jogar com a camisola das quinas, na era Fernando Santos, foi Dyego Sousa, em março de 2019. O ex-Braga chegou à seleção com 29 anos e fez apenas dois jogos.

“Assumo a responsabilidade da experiência que tive com o Dyego Sousa. Deu tudo o que tinha, mas percebi que quando se chega tarde é mais difícil”, refere o selecionador. Otávio é mais novo.

Lista preliminar de 35 nomes está pronta


A meia centena de dias do início da competição, ainda não se sabe quantos jogadores poderão ser inscritos por cada seleção. Os convencionais 23 poderão vir a ser 25, porque há selecionadores que defendem uma lista mais alargada. Fernando Santos é um deles.

“Os meus colegas lançaram a ideia dos 25 e eu concordo. O Mancini foi o primeiro a contactar-me e a falar-me deste assunto. 23 é um bom número mas neste contexto de pandemia, abrir a possibilidade de termos mais alguém faz todo o sentido”, considera o selecionador.

Fernando Santos diz que seleção vai jogar para revalidar estatuto de campeão
Veja a entrevista a Fernando Santos na íntegra

Fernando Santos já elaborou uma lista de 35 nomes de que terá de fazer uma triagem de jogadores até ao número definitivo a definir pela UEFA.

“Fiz na passada semana uma lista para apertar a malha, que vai sendo reduzida. Essa lista tem 35 jogadores. Foi uma lista feita antes da lesão de Pedro Neto. Se o convoquei para os últimos jogos, é porque tem qualidade e capacidade e estava dentro da lista, mas neste caso teve de ser substituído”, refere.

Sobre os nomes da lista de 35, o selecionador revela que “há nomes que ainda não foram convocados” e que “a probabilidade de irem ao Europeu jogadores que nunca foram chamados é reduzida, mas não é nula". "Nenhum jogador está excluído”, garante.

Trincão, Pedro Gonçalves e Nuno Mendes na lista


Na lista de 35 nomes da qual sairá a convocatória final para o Europeu, Fernando Santos confirma que estão nomes de jogadores da esfera dos sub-21, como Pedro Gonçalves, Trincão e Nuno Mendes.

Contudo, anuncia que os jogadores que estiverem na lista da fase a eliminar do Europeu de sub-21 que principia a 31 de maio, não irão constar na convocatória da principal seleção nacional: “Quem for ao europeu de sub-21 já não estará na seleção AA. Pedro Gonçalves, Nuno Mendes e Trincão fazem parte dos 35."

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    21 abr, 2021 Funchal 14:19
    Para o lugar de quem? Acho mal, pois temos jovens bons e não é preciso estrangeiros na seleção nacional. Não sou xenófobo, apenas quero o melhor para os jovens jogadores.

Destaques V+