Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Alfredo Quintana, jogador da seleção e do FC Porto

26 fev, 2021 - 13:36 • Redação

Jogador de andebol tinha sofrido uma paragem cardiorrespiratória na segunda-feira. Quintana, considerado um dos melhores guarda-redes do mundo, morre aos 32 anos.

A+ / A-

Veja também:


Morreu Alfredo Quintana, jogador de andebol seleção portuguesa e do FC Porto. Tinha 32 anos.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo clube azul e branco. O guarda-redes faleceu no Hospital de S. João, onde estava internado há vários dias.

"A mensagem que nunca pensámos partilhar: o nosso querido Alfredo Quintana partiu hoje. Serás para sempre lembrado como um dos nossos. Um verdadeiro Dragão. Descansa em paz, Eterno Quintana!", escreveu o FC Porto numa mensagem de condolências nas redes sociais.

Alfredo Quintana, de 32 anos, sofreu uma paragem cardiorrespiratória, na segunda-feira, durante um treino do FC Porto.


O jogador nascido em Cuba e internacional pela seleção de Portugal ficou em estado de coma e acabou por falecer esta sexta-feira.

Quintana integrava a equipa principal dos dragões desde 2010 e é uma das grandes figuras do clube na modalidade, tendo somado mais de 400 jogos com a camisola do FC Porto.

O guarda-redes foi titular na tarde de domingo no jogo da 13ª jornada do campeonato português, em casa do Água Santas, que o FC Porto venceu por 35-26. Ao serviço da seleção, Quintana soma 72 internacionalizações. Fez seis jogos por Cuba.

Considerado um dos melhores guarda-redes do mundo, Alfredo Quintana tem sido uma das grandes figuras das boas prestações da seleção nacional em competições internacionais.

O Presidente da República já lamentou a morte do jogador da seleção e do FC Porto. "Quintana nasceu em Cuba mas naturalizou-se Português e granjeou um invulgar respeito e admiração entre os seus pares", disse Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem publicada no site da Presidência da República.

"Representava o Futebol Clube do Porto e a Seleção Portuguesa. O andebol e o desporto português ficam mais pobres com esta partida precoce que a todos consterna", sublinha o chefe de Estado, que apresenta "à família enlutada, ao Futebol Clube do Porto e à Federação Portuguesa de Andebol as mais sentidas condolências".

Uma das primeiras reações à morte de Alfredo Quintana foi do Sporting Clube de Portugal. Os leões enviam "as mais sentidas condolências à família, amigos e toda a família portista".

"Até sempre, Alfredo Quintana", escreve o clube de Alvalade na rede social Twitter.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Armando Ventura
    26 fev, 2021 Vilar do Paraíso/V.N.Gaia/Porto 18:08
    Embora não conhecesse pessoalmente o Alfredo Quintana sempre tive uma certa simpatia por ele como sendo uma pessoa educada, simpática, amigo, brincalhão e muito humano. Por tudo isto envio os meus sinceros sentimentos a toda a família.
  • Ivo Pestana
    26 fev, 2021 Funchal 15:10
    RIP
  • Joaquim Pinho Pinho
    26 fev, 2021 Vila de Cucujães - Oliveira de Azeméis 14:13
    Que Deus te dê na eternidade o lugar dos justos, Quintana, e a nós que ainda ficamos nos dê o dom e a graça de trabalharemos com dignidade e coragem pelos valores que enobrecem a nossa vida e a vida de todos os seres humanos neste mundo de Deus.

Destaques V+