Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica

Rachão assegura que João de Deus estará "à altura" no lugar de Jorge Jesus

28 jan, 2021 - 13:09 • Rui Viegas

Adjunto deverá assumir a equipa do Benfica esta quinta-feira, na Taça de Portugal, contra a Belenenses SAD. João de Deus já ergueu uma "prova rainha" pelo V. Setúbal, ao lado de José Rachão, contra as águias.

A+ / A-

José Rachão, ex-treinador de João de Deus e chefe de equipa também do então adjunto do V. Setúbal, garante que este estará "à altura" para substituir Jorge Jesus no banco do Benfica, nos quartos de final da Taça de Portugal, contra a Belenenses SAD.

O técnico principal das águias debate-se com problemas de saúde, que esta noite o deverão retirar do relvado da Luz, deixando a equipa às ordens de João de Deus.

Ouvido por Bola Branca esta quinta-feira, Rachão, que orientou o antigo defesa e que o teve a seu lado no banco quando ergueu a última Taça de Portugal dos sadinos, não antevê mudanças na formação encarnada com a substituição em causa, mas sim uma continuidade, por parte de alguém que saberá interpretar as ideias e a estratégia de Jorge Jesus - o líder da equipa técnica benfiquista.

" O João [de Deus] já tem experiência, vai seguir as indicações do Jorge e é uma situação normal. O problema está na equipa a ser apresentada. Mas não é por aí que as coisas não vão funcionar. Ele está à altura e não é por aí que vai haver problema. Não vai alterar o cunho da equipa, nem a estratégia ou a maneira de jogar. Não seria desejável. O momento que estamos a atravessar leva, infelizmente, a acontecerem coisas destas. Temos de encarar isto com normalidade", acrescenta José Rachão, confiante de igual modo que João de Deus aprenderá com esta situação, com vista a ser melhor treinador futuramente.

"Ainda é um jovem, tem um futuro pela frente, tem muitos anos para ser treinador. E à medida que o tempo vai passando, ele também vai acumulando uma certa e determinada experiência, principalmente ao nível destes jogos, com vista a ajudá-lo a ser mais treinador, mais competente e mais exigente. Estando assim, também, mais preparado para vir a ser um bom treinador no futuro", defende o experiente técnico de 68 anos.

"Aproveito para desejar as melhoras ao Jorge Jesus. Que isto seja passageiro e ele volte o mais rápido possível", faz questão de dizer Rachão, a finalizar, na Renascença.

A experiência de João de Deus

João de Deus, de 44 anos, é adjunto de Jorge Jesus desde a época 2018/19, quando JJ emigrou para o Al Hilal, da Arábia Saudita, e também esteve com o treinador no Flamengo.

Antigo selecionador de Cabo Verde, já orientou, na qualidade de treinador principal, o Gil Vicente, o Nacional da Madeira, a Oliveirense, o Sporting B, o Atlético, o Farense, o Ceuta, de Espanha, o Interclube, de Angola, o NorthEast United, da Índia, e o Ermis Aradippou, do Chipre.

Esta noite, João de Deus deverá assumir o comando da equipa principal do Benfica, devido à previsível ausência de Jesus. O Benfica-Belenenses SAD, para os quartos de final da Taça de Portugal, começa às 21h15. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento em rr.sapo.pt.

O vencedor do encontro vai defrontar o Estoril nas meias-finais. A equipa que lidera a II Liga eliminou o Marítimo, na quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+