Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Pedro Mendonça

"Se o Sporting quer cópias dos testes na Liga, indicia alguma suspeição"

19 jan, 2021 - 14:45 • Rui Viegas

"Guerra" Sporting-FC Porto por causa dos "falsos positivos" de Sporar e Nuno Mendes. Presidente da associação de médicos do futebol, e também diretor clínico do Nacional, falou com homólogo do Sporting e defende que "não deve haver lugar a suspeitas".

A+ / A-

O presidente da Associação Nacional de Médicos de futebol diz que não pode haver lugar a dúvidas sobre o trabalho dos departamentos clínicos dos clubes, mas considera - também - que se o Sporting quer fazer chegar cópias dos exames à Liga de Clubes é porque tem suspeitas.

Em entrevista a Bola Branca, João Pedro Mendonça começa por revelar que falou com o médico do Sporting, João Pedro Araújo, que lhe explicou o episódio de Nuno Mendes e Sporar, o qual está na base da polémica com o FC Porto.

O clube de Alvalade anunciou que os testes ao lateral e ao avançado, que os impediram de defrontar o Rio Ave, eram falsos positivos, e que, por isso, os dois estão aptos para defrontar os dragões, esta terça-feira, na primeira meia-final da Taça da Liga.

Porém, o FC Porto acusa o Sporting de querer "cometer um atentado à saúde pública", visto que não se passaram dez dias desde os testes positivos em causa.

"Falei com o colega do Sporting, que me explicou a situação. Não pode haver lugar a suspeições, sob pena de isto começar a ser muito complicado. Os departamentos clínicos dos clubes têm demonstrado, até este momento, o rigor com que têm trabalhado. Conhecemo-nos, temos de nós a ideia de pessoas que sabem os comportamentos a ter, e não há responsável por departamento clínico algum que diga que o atleta está em condições para jogar se convictamente não entender que é isso que passa. Houve reuniões, antes de começar a competição, e os comportamentos a ter ficaram definidos", lembra.

Com este polémico episódio, o Sporting passa a exigir que sejam remetidas para a Liga as cópias dos exames realizados aos jogadores. João Pedro Mendonça lembra que, atualmente, cada diretor clínico já assume a responsabilidade pela aptidão dos atletas e afins. Todavia, se os leões, agora, querem ir mais além é porque desconfiam de algo menos ético.

"Antes de cada jogo, o responsável clinico de cada clube assina e assume a aptidão dos jogadores. Já existe. Se o Sporting quer cópias dos testes, aí já indicia alguma suspeição. Mas se contribuir para que não haja dúvida, não terei nada a opor", conclui o também médico do Nacional da Madeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+